
Janeiro Branco é o mês dedicado à conscientização sobre a saúde mental e bem-estar emocional. Segundo dados da OMS, o Brasil é considerado o país com a maior população ansiosa no mundo e ocupa o quinto lugar entre os mais depressivos.
As doenças mentais são condições de saúde que afetam o pensamento, emoções e comportamentos de uma pessoa. Nesse artigo, você irá entender como a saúde mental influencia dia a dia e conhecer cuidados essenciais com a saúde da mente.
A campanha Janeiro Branco
Criada em 2014, a campanha Janeiro Branco destaca a importância da saúde mental, tão essencial quanto à saúde física. Incentivar hábitos saudáveis e promover cuidado emocional são as melhores formas de prevenir que os problemas se agravem.
Por meio da conscientização, diálogos abertos e autocuidado, é possível construir uma sociedade mais saudável e informada sobre a importância do bem-estar emocional.
Os transtornos mentais mais comuns são ansiedade, TDAH e depressão, que afetam a vida das pessoas de diferentes maneiras e devem ser devidamente tratados e acompanhados.
O transtorno de ansiedade
A ansiedade é uma resposta natural do corpo a situações de estresse ou perigo. Quando intensa e persistente, passa a interferir nas atividades diárias, tornando-se um problema que precisa de tratamento. O transtorno engloba várias condições, como fobias específicas, transtorno de ansiedade social e transtorno de ansiedade generalizada.
O transtorno do déficit de atenção (TDAH)
O transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) é considerado uma condição do neurodesenvolvimento, caracterizada por uma tríade de sintomas (hiperatividade, desatenção e impulsividade); em um nível exagerado, torna-se prejudicial. O diagnóstico é realizado através de uma avaliação clínica e psicossocial completa. Pode ser feita por um médico psiquiatra, pediatra ou outro profissional da saúde como neurologista e neuropediatra.
A depressão
A depressão é um transtorno mental caracterizado por um humor persistentemente deprimido ou perda de interesse e prazer em atividades que antes eram agradáveis. Essa condição afeta a maneira de uma pessoa sentir, pensar e lidar com situações do dia a dia, impactando significativamente a vida social, pessoal e profissional. Os principais sintomas podem ser emocionais, físicos e cognitivos, como tristeza profunda, dificuldade de concentração e sono excessivo.
Dicas para cuidar da saúde mental
O cuidado com a saúde mental e bem-estar emocional influencia a forma como você lida com tomadas de decisões, a maneira de se relacionar com outras pessoas e gerenciar o estresse. Para isso, adote essas dicas para cuidar da saúde mental e previna futuros problemas:
- Cuide da sua rotina: lembre-se de dormir entre 7 a 9 horas por noite. A alimentação equilibrada contribui na qualidade do seu dia a dia, assim como a prática de exercícios físicos.
- Pratique o autocuidado: reserve um tempo para você, mesmo que seja curto, e dedique-se a atividades que proporcionam contentamento.
- Aprenda a gerenciar o estresse: identifique os gatilhos que desestabilizam a sua saúde e bem-estar. Pratique técnicas de respiração e divida grandes problemas em partes menores para lidar com eles gradualmente.
Pensando nisso, a Oeste Saúde disponibiliza no Clube de Benefícios uma seleção de parceiros para você adquirir novos hábitos que auxiliam no cuidado com a saúde mental. Além disso, você tem descontos exclusivos para aproveitar ainda mais. Clique aqui e conheça o Clube!