
Você sabia que a saúde mental é tão importante quanto a saúde física? Apesar de ser algo essencial para o nosso bem-estar, o tema segue muitas vezes em segundo plano. O excesso de trabalho, reuniões estressantes, prazos curtos e cobranças são situações que podem diminuir a qualidade de vida. Mas é possível driblar esse problema, descobrindo como diminuir a ansiedade no trabalho.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, o Brasil é o país com a maior taxa de pessoas que sofrem de algum transtorno de ansiedade, e o quinto no ranking da depressão. Estudos comprovam que uma maneira importante de evitar erros e acidentes, além do esgotamento mental, é adicionar pausas no trabalho. Isso porque o estresse está diretamente relacionado ao aparecimento de episódios depressivos, devido à liberação prolongada do hormônio cortisol pelo organismo.
Os intervalos de descanso em longos períodos de trabalho são essenciais para descansar a mente e melhorar a produtividade, e podem ser programados de várias formas, conforme o ritmo de produtividade esperado e a natureza da organização. Você pode adotar, por exemplo, pausas de 5 minutos a cada 2 horas.
Por que é tão importante se desconectar?
Desacelerar é fundamental para diminuir a ansiedade. Quando o corpo está estressado e ansioso, aumentam as chances de desenvolvimento de doenças, especialmente cardiovasculares.
Há uma relação muito grande entre o uso de tecnologia e o desenvolvimento de transtornos de ansiedade. Por causa da internet, acabamos recebendo uma quantidade de informações muito grande e nos sentimos na obrigação de lidar com todas elas.
Quando alguém responde instantaneamente uma mensagem ou curte o que você postou nas redes sociais, nosso cérebro cria a expectativa de que esse tempo de resposta diminua, nos deixando ansiosos à espera de um retorno imediato.
Dicas para diminuir a ansiedade
1. Filtre informações
É possível estabelecer prioridades e fazer o que não pode deixar de ser feito. Por exemplo: dentre todas as mensagens que você recebeu, quais são realmente importantes? Quando não existe esse filtro, você se sobrecarrega e não consegue fazer nada.
2. Estabeleça limites
Não caia na armadilha de olhar o celular toda vez que surgir uma notificação. Separe um momento para responder todas as mensagens. Você pode tentar fazer isso a cada uma ou duas horas, por exemplo.
3. Pausa para beber ou comer algo
A pausa para beber um café, uma água ou fazer um breve lanche da tarde pode ser um ótimo momento para respirar. Aproveite para escolher alimentos saudáveis e saborosos – que são ótimos para as saúde.
4. Faça exercícios de respiração
A respiração correta aumenta a oxigenação das células e dos tecidos do organismo, elimina toxinas e garante corpo e cabeça energizados.
5. Converse com um colega de trabalho
Um bate-papo agradável pode ser uma ótima forma de reduzir a ansiedade no trabalho. Assim, você compartilha as suas angústias, pode trocar experiências e receber importantes conselhos.
6. Escute músicas de meditação
Está naqueles dias tensos? Tire alguns minutinhos para meditar. Essa é a chave para você relaxar, se concentrar novamente e evitar mais ansiedade.