Oeste Saúde - Planos de Saúde

Conhecimento e informações para uma vida saudável

Saúde

Setembro amarelo: conheça o programa Oeste Saúde Mental

20 Setembro 2021
Setembro amarelo: conheça o programa Oeste Saúde Mental | Oeste Saúde - Planos de Saúde

O mês de setembro marca a luta pela prevenção ao suicídio, um grave problema que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Mais de 13 mil brasileiros tiram a própria vida todos os anos e mais de 1 milhão no mundo. 

Com o objetivo de prevenir e reduzir estes números, a campanha Setembro Amarelo aborda temas cruciais que buscam mudar essa triste realidade. Ainda há muito tabu acerca do tema, mas colocá-lo em pauta na sociedade é fator importante para evitar a perda de outras vidas.

Recentemente, a Oeste Saúde lançou um programa voltado para a saúde mental dos beneficiários. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.​

Especialmente após o início da pandemia da Covid-19, muitas pessoas passaram a enfrentar grandes desafios e lutas pessoais. Diante desta realidade, surgiu o programa de prevenção Oeste Saúde Mental, destinado a todos os beneficiários que apresentam problemas psicológicos que precisam de um acompanhamento profissional. 

Setembro Amarelo: como começou?

A origem do Setembro Amarelo começou com a história de Mike Emme, um jovem americano que tirou a própria vida em 1994, com apenas 17 anos. No funeral, os amigos montaram uma cesta de cartões com a mensagem: “Se precisar, peça ajuda”. Eles a decoraram com fitas amarelas, cor do Mustang 68 de Mike. 

A ação ganhou grandes proporções e expandiu-se pelo país. Diversos jovens passaram a utilizar cartões amarelos para pedir ajuda a pessoas próximas. Assim, a fita amarela foi escolhida como símbolo do programa que incentiva aqueles que têm pensamentos suicidas a buscarem ajuda. Em 2003, a Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu o dia 10 de setembro para ser o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio. 

Como ajudar na prevenção ao suicídio?

O comportamento suicida envolve mecanismos inconscientes e psicodinâmicos. Quatro aspectos precisam ser observados: as doenças mentais, armadilhas psicossociais (perda de emprego, dívida, luto), pouca resiliência, ou passar por um tipo de abuso ou desamparo. 

O tamanho da dor não é o mesmo para todos. Algumas pessoas são muito vulneráveis a certas dores psíquicas, o que pode ser diminuído por outras pessoas. Então muitas vezes elas usam o suicídio como uma forma de comunicação.

Além do controle do acesso aos métodos suicidas, podemos citar outros fatores protetores, como:

- Boa organização familiar (pessoas apoiadoras), em um ambiente confortável, amável e seguro;
- Uso controlado das redes sociais;
- Ter contato com grupos religiosos, amigos, praticar atividades físicas em turmas e em locais abertos;
- Ser importante para alguém e ter com quem contar. 

Oeste Saúde Mental: como participar?

Para beneficiários adultos que estão enfrentando alguns dos sintomas descritos anteriormente, ou outros relacionados ao momento que estamos vivendo em meio a pandemia, um psicólogo ficará de plantão para o seu atendimento por teleconsulta em 4 sessões. Para participar do programa, basta telefonar para o Centro Médico de Especialidades nos números (18) 3300-0100 ou (18) 99652-1787, fazer a sua inscrição e aguardar o contato da Oeste Saúde para o agendamento.

Após o contato da Oeste Saúde, um link será enviado via sms e pelo whatsapp para a teleconsulta. Havendo a necessidade de continuidade das sessões, é necessária a avaliação e encaminhamento médico para o seguimento. É necessário que você tenha um bom sinal de internet e esteja em um local privado para sua consulta.

Cuidado humanizado que faz a diferença

Um dos maiores atributos da Oeste Saúde é o cuidado humanizado e atendimento próximo oferecido aos usuários. E se você prefere ter mais tranquilidade na hora de cuidar da sua saúde, a Oeste Saúde oferece planos de saúde que têm tudo a ver com você e que cabem no seu bolso. Para saber mais, fale com um dos nossos vendedores por meio do telefone (18) 3918-5100 ou faça uma simulação no site.

Compartilhe:

Posts relacionados

Coletamos dados para melhorar sua experiência em nosso site e personalizar o conteúdo de anúncios. Acessando nossas páginas, você concorda com a coleta e uso de cookies. Para saber mais, visite nossa Política de Privacidade

OK