Oeste Saúde - Planos de Saúde

Conhecimento e informações para uma vida saudável

Saúde

Oeste Saúde lança programa de prevenção para saúde mental

02 Agosto 2021
Oeste Saúde lança programa de prevenção para saúde mental | Oeste Saúde - Planos de Saúde

A Covid-19 trouxe prejuízos físicos, emocionais e financeiros para muita gente. A doença que já fez tantas vítimas fatais e ainda representa um grande risco, tem refletido diretamente na saúde mental da população. Pensando em ajudar essas pessoas, a Oeste Saúde lançou um novo programa de prevenção com teleconsultas na área de psicologia

A Covid-19 é uma infecção viral que pode levar a um quadro de pneumonia, onde o paciente pode necessitar de ajuda para respirar. Assim, a pandemia ocasionou altas taxas de internação hospitalar e de mortalidade, além do grande impacto funcional aos que se recuperaram da doença, especialmente àqueles que necessitaram de internação em Unidade de Terapia Intensiva.

A experiência da internação hospitalar, e de todos os cuidados necessários no período de isolamento podem desencadear reações emocionais como tristeza, raiva, angústia, crises de ansiedade e medo entre outros. Portanto, a Covid-19 pode ocasionar um trauma psicológico. 

Pesquisas recentes mostram que um em cada quatro brasileiros está sofrendo de algum tipo de problema dessa natureza. O programa OESTE SAÚDE MENTAL vem como uma importante ferramenta no cuidado emocional dos beneficiários da operadora, trazendo mais tranquilidade e bem-estar em tempos difíceis. 

Infelizmente, o tema ainda continua atrelado a tabus ultrapassados, que só pioram o sofrimento de enfrentar esses problemas. É por isso que a Oeste Saúde abraçou essa causa, para trazer acolhimento, informação, ciência, cuidado e a cura a quem tanto precisa. Uma pesquisa publicada na Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério Da Saúde mostra que:

- 76% temem a superlotação dos hospitais, de modo que não seja possível atender a todos os doentes.
    - 70% estão com medo do desemprego e da segurança de amigos e familiares.
    - 70% estão preocupados com a possibilidade de sofrer cortes de salários ou perder direitos trabalhistas.
    - 59% dizem que a palavra “insegurança” é o que mais define seus sentimentos em relação à Covid-19/
    - 54% dos cidadãos estão extremamente preocupados com a Covid-19.
    - 47% afirmam que têm dificuldade para relaxar.
    - 23% não conseguem dormir bem. 

Quais sinais indicam que a saúde mental não vai bem?

Os sinais de que há um problema de saúde mental acontecendo podem variar muito, dependendo do tipo de distúrbio, das circunstâncias, genética e outros fatores. Mas sempre vale ficar atento se você sentir algo persistente (por mais de duas semanas) ou notar um amigo ou familiar assim:

- Mudanças extremas de humor;
    - Afastamento de amigos e atividades antes prazerosas;
    - Mudanças bruscas de hábitos alimentares;
    - Cansaço significativo;
    - Raiva excessiva, hostilidade ou violência;
    - Problemas persistentes para dormir;
    - Mudanças bruscas no desejo sexual;
    - Desapego da realidade (paranoia);
    - Problemas com álcool ou drogas;
    - Tristeza ou estresse profundos por muitos dias;
    - Capacidade reduzida de concentração;
    - Medos ou preocupações excessivos.

Como participar do programa OESTE SAÚDE MENTAL?

Para beneficiários adultos que estão enfrentando alguns dos sintomas descritos anteriormente, ou outros relacionados ao momento que estamos vivendo em meio a pandemia, um psicólogo ficará de plantão para o seu atendimento por teleconsulta em 4 sessões. Para participar do programa, basta telefonar para o Centro Médico de Especialidades nos números (18) 3300-0100 ou (18) 99652-1787, fazer a sua inscrição e aguardar o contato da Oeste Saúde para o agendamento.

Após o contato da Oeste Saúde, um link será enviado via sms e pelo whatsapp para a teleconsulta. Havendo a necessidade de continuidade das sessões, é necessária a avaliação e encaminhamento médico para o seguimento. É necessário que você tenha um bom sinal de internet e esteja em um local privado para sua consulta.

E se você prefere ter mais tranquilidade na hora de cuidar da sua saúde, a Oeste Saúde oferece planos de saúde que têm tudo a ver com você e que cabem no seu bolso. Para saber mais, fale com um dos nossos vendedores por meio do telefone (18) 3918-5100 ou faça uma simulação no site.

 

Compartilhe:

Posts relacionados