Oeste Saúde - Planos de Saúde

Conhecimento e informações para uma vida saudável

Saúde

Cuidados com a saúde no inverno

01 Julho 2021
Cuidados com a saúde no inverno | Oeste Saúde - Planos de Saúde

Os cuidados com a saúde no inverno ajudam a prevenir doenças típicas da estação mais fria do ano, como gripes, resfriados e até pneumonias. As quedas de temperatura, associadas à baixa umidade do ar, faz com que nosso organismo sinta a mudança climática, tanto interna quanto externamente. 

As doenças respiratórias também pioram nesta época do ano, já que há uma concentração maior de poluentes. Quem sofre com alergias e doenças, como rinite, sinusite, bronquite e asma têm maiores chances de sofrer no período de frio.

Além disso, os efeitos das mudanças climáticas também podem ser sentidas na pele, que fica mais ressecada do que o normal, pois transpiramos menos e usamos a água mais quente na hora do banho. 

Os cardíacos também devem se atentar para os cuidados com a saúde no inverno: o número de infartos cresce cerca de 30% e os de AVC, 20% nessa época do ano. Isso acontece porque nosso coração tende a fazer um esforço maior para manter a temperatura do corpo, protegendo o funcionamento dos órgãos vitais.    

Por tudo isso, cuidar da saúde no inverno é fundamental e deve englobar alguns ajustes na rotina e na alimentação, além de atenção especial às crianças e idosos, que são os que mais sentem com esses dias gelados.

Quais são os principais cuidados com a saúde no inverno?

Para evitar ou minimizar o surgimento de doenças nesta época do ano, separamos algumas dicas importantes para cuidados de saúde no inverno. 

  1. Deixar a casa arejada

Manter fechadas as janelas da casa nos dias mais frios pode parecer a atitude mais correta, mas isso faz com que a poeira vá se concentrando, tornando o ambiente propício para os ácaros. Estes seres pequenos podem agravar ou causar processos relacionados a problemas respiratórios, como a asma. A falta de ventilação também é uma das razões para se evitar as aglomerações, que contribuem para a disseminação de doenças.

  1. Evitar os agentes causadores de alergias

Comece higienizando bem os focos de poeira, como tapetes e cortinas. Aspire o pó sempre que possível e lave com maior frequência. Passar um pano úmido no chão com desinfetante deve fazer parte da rotina durante o inverno, e o uso de aparelhos para purificação do ar também é recomendado. Lave bem os cobertores antes de usá-los, e deixe secar muito bem ao sol.

  1. Lavar bem as mãos

As mãos são vetores de germes, responsáveis pela transmissão de doenças como gripes e resfriados. Por isso, é importante lavar as mãos com água e sabão sempre que possível, ou higienizar com álcool em gel 70%. Na hora de secar, prefira sempre o papel toalha. O jato de ar quente, comum em banheiros públicos, aumenta em mais de 250% a quantidade de germes que sobram depois do uso da água e sabão.

  1. Manter-se bem hidratado

Nos dias de temperaturas amenas, é comum acabar esquecendo de hidratar o corpo, e isso é um problema. Os líquidos são fundamentais para um bom metabolismo e previnem também o ressecamento da pele. Outra dica é intensificar o uso de hidratantes corporais. Lembre-se de consultar o dermatologista para saber qual o melhor produto para você.

  1. Ter uma alimentação equilibrada

Para manter a boa imunidade, é essencial se alimentar bem, dando preferência aos alimentos naturais. As baixas temperaturas também são um convite para cair em tentação e consumir pratos muito calóricos. Nos dias frios, o organismo se esforça mais para manter a temperatura do corpo normal. Isso faz com que o apetite aumente nesta estação, já que o gasto energético é maior.

Com esse aumento da fome, as pessoas ficam propensas a comer alimentos ricos em gorduras e açúcares, o que pode acarretar no aumento de peso indesejável. Por isso, cuide para que a sua alimentação no inverno seja mais equilibrada.

Ter uma assistência de qualidade na hora de cuidar da saúde no inverno faz toda a diferença. Caso necessite de atendimento médico de maneira rápida e segura, procure o Centro Médico de Especialidades da Oeste Saúde. Você pode falar com os atendentes pelos telefones: (18) 3300-0100 e (18) 99652-1787.

 

Compartilhe:

Posts relacionados