
Você sente dores fortes nos joelhos ao caminhar, ou já acorda com eles inchados pela manhã? As dores nas articulações são muito comuns e podem afetar a qualidade de vida a longo prazo. Entenda como são e por que elas se intensificam no frio.
O que são Dores Articulares?
As dores articulares são dores incapacitantes que atingem os joelhos, tornozelos, quadris ou pulso, limitando o movimento e influenciando a qualidade de vida, além de prejudicar o funcionamento da cartilagem a médio e longo prazo.
Por que elas doem?
As articulações são estruturas que protegem do atrito dos ossos, promovendo mobilidade e estabilidade ao corpo. As doenças como artrite, artrose ou reumatismo atingem essa estrutura, desgastando a cartilagem, podendo resultar em sintomas de dores, inchaço, rigidez e desconforto.
Tipos de doenças que causam dores articulares
Reumatismo - Um conjunto de diferentes doenças que acometem o aparelho locomotor. Algumas dessas doenças reumáticas podem comprometer outras funções do corpo, como os rins, coração, pulmão, etc.
Artrite - A artrite é um processo inflamatório de uma ou mais articulações. Existem diferentes tipos de artrite, relacionadas aos motivos que causam esses processos de inflamação. A mais comum é a artrite reumatoide, caracterizada pelo processo em que o sistema imunológico ataca seus próprios tecidos, causando vermelhidão, inchaço e aquecimento das articulações.
Artrose - Desgaste da cartilagem em alguma articulação do corpo. É um processo natural, que faz parte do envelhecimento, sendo mais comum em pessoas acima de 40 anos.
Tais doenças, se não forem corretamente tratadas, podem agravar a dor articular e resultar no surgimento de outros problemas.
Por que as dores articulares se intensificam no frio?
O frio e as dores nas articulações não possuem conexão direta, porém é muito comum que as pessoas fiquem mais retraídas durante os períodos de baixa temperatura, ocasionando uma maior tensão. Pessoas com quadros de reumatismo tendem a sofrer mais nessa época.
Como é o tratamento para dores articulares?
Cada doença e cada dor articular possui um tratamento específico. Primeiramente é muito importante que um médico especialista acompanhe o caso.
Para as pessoas que possuem mais de 40 anos é essencial que a atividade física faça parte da rotina, fortalecendo os músculos, articulações e melhorando os movimentos dos pacientes que apresentam quadro de doenças reumáticas, podendo até reverter os casos. Leia 5 dicas para manter a saúde na terceira idade.
Pensando na melhor qualidade de vida, a Oeste Saúde criou a Oeste + Saúde, um programa de prevenção para os beneficiários que possuem mais de 55 anos. O programa oferece uma equipe multidisciplinar de acompanhamento como nutricionistas, enfermeiros, médicos da família, além de atividades físicas como natação, ginástica, alongamento, treino funcional, entre outros. Clique aqui e conheça mais sobre o programa.