Oeste Saúde - Planos de Saúde

Conhecimento e informações para uma vida saudável

Bem Estar

5 motivos para começar hoje uma atividade física

05 Agosto 2020
5 motivos para começar hoje uma atividade física | Oeste Saúde - Planos de Saúde

Provavelmente você já sabe que atividade física traz muitos benefícios para a saúde. Mas os benefícios de se exercitar vão muito além do controle de peso. O sedentarismo leva à dor nas articulações, acúmulo de gordura abdominal e no interior das artérias, aumento excessivo do peso, aumento do colesterol e triglicerídeos, doenças cardiovasculares, como Infarto ou AVC, aumento do risco de Diabetes tipo 2 e outros problemas de saúde.

Se você ainda não pratica nenhum exercício físico regularmente, separamos 5 motivos para você começar ainda hoje. 

 

1 - Mais qualidade de vida

Os exercícios estão diretamente relacionados à melhoria da qualidade de vida, reduzindo consideravelmente os riscos de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, diabetes, problemas relacionados a baixa imunidade, além dos transtornos de fundo emocional. Desde a infância até a terceira idade, fica evidente a evolução nos estímulos corporais, qualidade da memória e funcionamento do organismo.

Contribuindo com a redução ou controle de peso e ajudando no equilíbrio das taxas de gordura na corrente sanguínea, a atividade física também auxilia no controle da diabetes tipo 2 (que não tem relação com a produção de insulina), pressão alta e níveis de triglicerídeos. Além disso, pessoas que se exercitam ficam mais dispostas, têm sua autoestima melhorada, sofrem menos com a depressão, estresse e cansaço. 

A prática regular de exercícios, como caminhadas, pular corda, correr, dançar ou praticar musculação, é capaz de melhorar a circulação sanguínea, fortalecer o sistema imunológico, ajudar a emagrecer, diminuir o risco de doenças cardíacas e fortalecer os ossos. Esses benefícios já podem ser alcançados em cerca de 1 mês após o início da atividade física regular.

 

2 - Prevenção do câncer

Uma pesquisa da Escola Paulista de Medicina da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), em parceria com a Harvard University (Estados Unidos), sugeriu que os exercícios de força muscular podem ajudar na prevenção do câncer, reduzindo as chance de ter alguns tipos da doença, em especial, na bexiga e no rim. 

Apesar de não confirmarem a relação da atividade física com menor incidência total de câncer, foi possível observar uma redução de 20% no risco de câncer de bexiga e 23% no câncer de rim para cada hora de aumento de exercício de força muscular semanal. Os pesquisadores do estudo também observaram que participantes que realizaram exercício de força muscular combinado com atividades físicas aeróbicas tiveram uma maior redução no risco de câncer de rim comparado com aqueles que realizaram apenas exercício de força muscular.

 

3 - Saúde mental

Segundo um estudo publicado na revista científica “Lancet Psychiatry”, algumas atividades físicas ajudam no desenvolvimento da saúde mental. Os pesquisadores concluíram que, em geral, as pessoas que fizeram exercícios relataram ter dois dias de sensação mental ruim no mês anterior, frente a 3,4 dias para aqueles que não praticaram nenhuma atividade física. Isso se traduz em uma melhoria de 43% na saúde mental para aqueles que se exercitaram. 

Outros estudo da Escola de Saúde Pública de Harvard descobriu que apenas 15 minutos de caminhada ao dia reduzem os riscos de depressão em 26%. Além disso, exercícios físicos são extremamente eficazes para tratar depressão leve e moderada sem o auxílio de medicamentos psiquiátricos. 

Além de reduzir os níveis de cortisol (hormônio do estresse), a atividade física relaxa o corpo e a mente. Práticas como ioga e pilates, em especial, são ótimas para auxiliar no controle do fluxo de pensamentos.

 

4 - Imunidade

Os exercícios melhoram as capacidades funcionais do organismo, fazendo com que o corpo tenha maior reserva energética, tolere mais desgaste físico diário e diminua o nível de estresse. Tudo isso faz melhorar nossa resposta autoimune. A atividade física regular promove um aumento das linfócitos, células denominadas “natural killers”. A célula natural killer tem como função destruir células tumorais ou infectadas por vírus. 

Outro fator que colabora para o sistema imunológico é o fato do exercício físico promover a diminuição do estresse. Como nosso corpo funciona de maneira harmoniosa, com inter-relação entre os sistemas nervoso, endócrino e imunológico, a redução do estresse faz com que o organismo se fortaleça e fique menos suscetível a diversas doenças. 

 

5 - Qualidade do sono

Quando dormimos pouco, ficamos mais irritados e fatigados. A privação de sono causa alterações hormonais, aumento de peso, estresse, sonolência, confusão mental, dor muscular, e mais efeitos colaterais negativos. Exercitar-se regularmente também melhora a qualidade do sono, diminuindo a insônia e nos ajudando a estabelecer uma rotina de sono.

 

Todos podem se exercitar? 

Em geral, a prática regular de atividade física é indicada para todos indivíduos de todas as faixas etárias idades. No entanto, crianças menores de 12 anos devem dar preferência para esportes como dança, futebol ou karatê. 

Para adultos acima do peso, deve-se buscar atividades de queima de gordura. Para os idosos, o mais indicado são os exercícios de baixo impacto, como natação ou hidroginástica, por exemplo. 

Antes de começar a praticar qualquer exercício, é necessário realizar exames para verificar seu estado geral de saúde, para que assim seja possível indicar o melhor tipo de atividade e a intensidade. Além disso, também é importante buscar o auxílio de profissional capacitado para diminuir o risco de lesões.

Pronto para começar hoje alguma atividade física?

 

Compartilhe:

Posts relacionados

Coletamos dados para melhorar sua experiência em nosso site e personalizar o conteúdo de anúncios. Acessando nossas páginas, você concorda com a coleta e uso de cookies. Para saber mais, visite nossa Política de Privacidade

OK