
A segurança do colaborador é essencial para prevenir acidentes de trabalho. A campanha Abril Verde ressalta a importância das empresas adotarem a cultura de saúde e segurança no trabalho. A seguir, você vai entender melhor sobre esses cuidados com a saúde ocupacional.
Segurança do trabalho refere-se ao conjunto de medidas e práticas adotadas para prevenir acidentes e doenças ocupacionais no ambiente de trabalho. Isso inclui a implementação de normas, o uso de EPI (equipamentos de proteção individual) e a educação contínua dos colaboradores sobre boas práticas de segurança.
Doenças musculoesqueléticas
Conhecidas também como DORT, os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho afetam os músculos, ossos, ligamentos e articulações, comprometendo a mobilidade e causando dores crônicas afetando diretamente a qualidade de vida no trabalho. São causadas por movimentos repetitivos, postura inadequada, esforço excessivo, falta de pausas e alongamentos, estresse e tensão dos músculos.
Problemas oculares
São mais comuns entre profissionais que passam longas horas em frente a telas de computador ou expostos a poeira, produtos químicos ou iluminação inadequada. Ambientes com ar-condicionado ou baixa umidade também podem reduzir a lubrificação natural dos olhos, causando irritação, ardência e sensação de areia nos olhos.
Problemas psicológicos e mentais
As doenças mentais estão se tornando cada vez mais comuns devido à pressão excessiva, altas demandas impostas para produtividade e falta de equilíbrio entre o profissional e o pessoal. O estresse prolongado também pode levar a problemas como ansiedade, depressão, síndrome de burnout e transtornos psicossomáticos.
A prevenção é o maior aliado para garantir saúde e bem-estar para sua rotina. Para isso:
Ergonomia no trabalho
A ergonomia no trabalho está relacionada a um ambiente saudável de trabalho. Ajuste cadeiras, mesas e monitores para a sua altura ideal, faça pausas para alongamentos e lembre-se de ajustar a sua postura durante o expediente.
EPIs de segurança
Os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) devem ser usados de maneira correta e mantidos sempre em boas condições. Esses equipamentos são essenciais para sua segurança no trabalho. Além disso, é fundamental ter os EPIs de segurança adequados para cada atividade e garantir que todos os colaboradores recebam o treinamento adequado para o manuseio.
Cuidado com a saúde mental no trabalho
A saúde mental é essencial para uma boa qualidade de vida. Para isso, adotar pequenas atitudes, como organizar a rotina, estabelecer limites entre o lado pessoal e o profissional, além de buscar apoio quando necessário, promove um ambiente de trabalho mais saudável, fazendo toda a diferença.
Promover saúde e segurança no trabalho é garantir que você tenha qualidade de vida e saúde ocupacional. Adote essas dicas e aplique-as no seu dia a dia profissional para um ambiente mais seguro e produtivo.