Oeste Saúde - Planos de Saúde

Conhecimento e informações para uma vida saudável

Bem Estar

Como a saúde e a felicidade estão relacionadas?

05 Agosto 2020
Como a saúde e a felicidade estão relacionadas? | Oeste Saúde - Planos de Saúde

Diariamente, nossos pensamentos podem ser envolvidos por diferentes sentimentos e emoções, como alegria, tristeza, raiva ou medo. Esses estados emocionais podem impactar a qualidade de vida, e a ciência pode ter comprovado que saúde e felicidade estão diretamente relacionadas uma com a outra. Estudos mostram que o aumento do bem-estar da saúde mental tem efeitos positivos na saúde física. Mas como isso foi provado? 

Quando o assunto é ter mais saúde, logo pensamos em nos exercitar e consumir alimentos saudáveis. Mas buscar a felicidade pode ser um fator tão importante quanto esses. Gostar do trabalho, ser mais grato pelo que tem e ter uma postura positiva com os relacionamentos é muito importante para a saúde, a mente e também a felicidade. 

 

Provas de que a felicidade contribui para a saúde

Em um estudo publicado no periódico Psychological Science foram recrutaram 155 adultos com idade entre 25 e 75 anos, que foram submetidos a uma intervenção psicológica durante 12 semanas. Para provar que saúde e felicidade estão relacionadas, durante os testes, os participantes realizaram em cada módulo uma lição de uma hora com informações e exercícios como tarefa de redação, registro diário e componentes de meditação guiada. Todas as atividades foram ferramentas baseadas em evidências para aumentar o bem-estar subjetivo. 

Os participantes que receberam as intervenções e exercícios relataram o aumento de níveis crescentes de bem-estar subjetivo ao longo do programa de 12 semanas. Eles disseram ainda que ficaram menos doentes do que os participantes do controle durante o programa e três meses após o término.

 

Ser feliz te faz mais saudável

Outro artigo publicado no jornal Applied Psychology: Health and Well-Being reuniu evidências de 150 estudos específicos e referências indicadas em textos científicos sobre bem-estar e saúde mental. E constatou-se que não há dúvida de que ser feliz pode realmente influenciar a nossa saúde. Os pesquisadores apontam algumas teorias para isso ocorrer na prática. 

Em primeiro lugar, pessoas felizes tendem a cuidar mais de si mesmas – o que se reflete na prática de exercícios, cuidado com a alimentação e boas noites de sono. O estudo também traz evidências para comprovar que a felicidade e o equilíbrio emocional têm influência positiva no sistema imunológico e cardiovascular, influencia hormônios, diminui inflamações e aumenta o processo de cicatrização.

 

Prevenção de doenças

Um levantamento inédito realizado pela empresa de pesquisa CVA Solutions mostrou que a felicidade é um fator fundamental para a manutenção da saúde e prevenção de doenças. A pesquisa concluiu que 67% entrevistados que se dizem muito felizes afirmam ter saúde boa ou excelente, independentemente da idade.

De acordo com o trabalho, entre os participantes que se afirmaram felizes, 40% têm Índice de Massa Corpórea (IMC) normal e 51% praticam atividade físicas pelo menos três vezes por semana.  

E isso diz muito sobre prevenção: 64% dessas pessoas visitam algum médico regularmente e 14,4% participam dos programas de prevenção.  E não para por aí. 73% dos entrevistados “felizes” não têm doenças crônicas – apenas 7,8% são hipertensos -, e esperam viver até os 91 anos, bem mais do que a expectativa média de vida do brasileiro, que é de 75,8 anos. 

 

Emoções positivas x negativas

As emoções têm a capacidade de nos prejudicar ou curar, não apenas psicologicamente, mas também fisicamente. A expressão da emoção positiva tem sido constantemente associada à melhor saúde e sobrevivência. Paralelamente, as emoções negativas repercutem em problemas cardiovasculares, câncer, doenças autoimunes, infecciosas e outras. 

Os problemas de saúde podem colocar os indivíduos em uma situação emocionalmente difícil. Uma ampla gama de respostas emocionais pode aparecer em vários estágios de doenças em resposta a sintomas, diagnósticos e tratamentos. 

Ser feliz pode ser o fator principal para ter mais qualidade de vida e bem-estar. Por isso, quando não estiver se sentindo bem, lembre-se que saúde e felicidade andam sempre de mãos dadas. Cuide do seu físico e não se esqueça do emocional.

 

Compartilhe:

Posts relacionados

Coletamos dados para melhorar sua experiência em nosso site e personalizar o conteúdo de anúncios. Acessando nossas páginas, você concorda com a coleta e uso de cookies. Para saber mais, visite nossa Política de Privacidade

OK