Oeste Saúde - Planos de Saúde

Conhecimento e informações para uma vida saudável

Bem Estar

Ter boa imunidade ajuda na proteção contra o Covid-19?

12 Maio 2020
Ter boa imunidade ajuda na proteção contra o Covid-19? | Oeste Saúde - Planos de Saúde

Recentemente, muitas informações têm sido divulgadas a respeito de alimentos milagrosos no combate e na prevenção ao novo coronavírus. Mas não se deixe enganar. Não há nenhuma receita mágica contra o Covid-19, e a melhor forma de prevenção continua sendo o isolamento social e a higienização das mãos.

Uma boa imunidade é resultado de uma dieta balanceada, um corpo em movimento e horas de descanso. Por isso, seria impossível elencar um único alimento ou vitamina para resolver um problema de saúde. Mas afinal, esse sistema de defesa do nosso corpo é capaz de ajudar a nos proteger contra o Covid?

O que é imunidade?

Imunidade é um termo genérico que define os mecanismos do nosso corpo que têm a função de proteger o corpo contra a invasão de agentes patogênicos, como vírus, bactérias e protozoários. O sistema imunológico desencadeia esse processo de defesa e, com isso, ajuda a manter o equilíbrio e bom funcionamento do organismo.

Quando a imunidade está baixa (imunodeficiência), nosso corpo fica mais suscetível a infecções bacterianas e virais. Isso pode ocorre por conta de uma doença crônica ou passageira, ou hábitos que reduzem as defesas do organismo, como sedentarismo, tabagismo, consumo exagerado de álcool, estresse e má alimentação.

E quanto ao novo Coronavírus?

Apesar de não ser um fator determinante para a cura da doença, ter o sistema imunológico fortalecido significa estar com o corpo preparado para lidar com qualquer tipo de infecção, diminuindo o risco de pegar resfriados, gripes, doenças respiratórias e, inclusive, o coronavírus.

Como melhorar a imunidade?

Atitudes simples, como a prática regular de atividade física e uma dieta balanceada podem ajudar o organismo a se manter preparado contra invasores, deixando o sistema imunológico mais competente contra qualquer tipo de infecção. Para isso, a dica é investir em fontes de todos os nutrientes, especialmente aqueles que favorecem os glóbulos brancos (células de defesa). Confira a seguir alguns nutrientes importantes do fortalecimento do sistema imune:

- Proteínas: de origem animal (carnes, leite, ovos) ou vegetal (leguminosas – feijão, soja, grão de bico, ervilha).
- Zinco: carnes de todos os tipos, especialmente a vermelha, derivados de animais e frutos do mar.
- Magnésio: leguminosas, oleaginosas (nozes, amêndoas, castanhas) e verduras folhosas.
- Selênio: a principal fonte é a castanha do Pará.
- Probióticos: Kefir, kombucha e fermentados.
- Vitamina A: fontes de gordura (queijo, gema do ovo) e vegetais de coloração alaranjada (manga, mamão e cenoura).
- Vitamina C: presente em frutas cítricas (laranja, mexerica, maracujá, limão, abacaxi).
- Vitamina D: banhos de 15 minutos no sol, nos horários entre 10h e 12h da manhã.

É preciso tomar algum suplemento?

Muitas pessoas têm o costume de tomar polivitamínicos sem a orientação de um profissional. Em época de gripe, por exemplo, é comum o aumento da procura pela Vitamina C. Mas a verdade é que este e qualquer outro nutriente só precisa ser suplementado quando existe uma falta comprovada. Se a sua alimentação é balanceada, você já estará recebendo esses elementos nas quantidades suficientes para manter a eficiência do sistema imunológico.

O segredo está em criar um rotina equilibrada, buscando sempre dar preferência aos alimentos de verdade, evitando os ultraprocessados. Seguindo essas dicas básicas, sua imunidade estará pronta para defender a sua saúde.

Compartilhe:

Posts relacionados

Coletamos dados para melhorar sua experiência em nosso site e personalizar o conteúdo de anúncios. Acessando nossas páginas, você concorda com a coleta e uso de cookies. Para saber mais, visite nossa Política de Privacidade

OK