
Para a maioria dos brasileiros, é quase impossível começar o dia sem um cafezinho. A média nacional de consumo diário chega a 3,8 xícaras por pessoa. Mas você sabe quais são os efeitos da cafeína no organismo? Como evitar os impactos negativos do seu consumo? Neste artigo, você vai descobrir se café faz mal ou se os benefícios desse um poderoso estimulante se sobressaem.
O que é a cafeína?
A cafeína é um composto químico presente em diversos alimentos, como grãos, folhas de chá e grãos de guaraná. Conhecida pelos seus efeitos estimulantes no sistema nervoso central, a cafeína aumenta o estado de alerta e reduz sensações de fadiga. Em doses moderadas, ela pode melhorar o desempenho físico e mental.
O consumo de café pode trazer benefícios como a melhora no humor, devido ao aumento na liberação de serotonina, e a elevação da disposição. O desempenho físico também é favorecido, com o aumento de energia, redução do cansaço, maior concentração e menor sonolência. Mas a cafeína em excesso pode trazer riscos. Entenda a seguir.
Café faz mal?
Apesar de diversos benefícios, os efeitos da cafeina ao ser consumida em excesso, pode causar impactos negativos, como:
Café tira o sono: é possível ter o sono afetado pelo excesso de cafeína consumida durante o dia, dificultando assim o adormecimento e a qualidade do descanso;
Café da ansiedade: o consumo elevado de alimentos e bebidas com cafeína pode intensificar sensações de ansiedade, nervosismo e agitação;
Problemas cardíacos: palpitações cardíacas e elevações temporárias da pressão arterial podem ser intensificadas quando o indivíduo possui problemas cardíacos e consome cafeína com frequência.
Qual a quantidade de cafeína recomendada?
Respeitando os limites recomendados, o consumo diário de cafeína não apresenta riscos à saúde.
Para adultos saudáveis, a dose diária segura é de até 400 mg, o que equivale a aproximadamente 3 xícaras de café coado.
Evite a cafeína em excesso e leve em consideração a sensibilidade do seu corpo para garantir o uso adequado e seguro do cafezinho.
Lembre-se: pessoas com problemas cardíacos devem consultar um médico antes do consumo de café ou quaisquer bebidas com cafeina. No Centro Médico de Especialidades você encontra toda a estrutura necessária para cuidar da sua saúde e adotar novos hábitos alimentares com segurança.
Acesse o site e conheça toda a nossa estrutura pronta para te atender!