Oeste Saúde - Planos de Saúde

Conhecimento e informações para uma vida saudável

Saúde

Dia internacional do diabético: data promove a conscientização sobre a diabetes

23 Junho 2021
Dia internacional do diabético: data promove a conscientização sobre a diabetes | Oeste Saúde - Planos de Saúde

O Dia Internacional do Diabético tem o objetivo de promover a conscientização sobre a diabetes e as formas de tratamento da doença. A data proposta pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) é uma homenagem ao nascimento de Frederick Banting, que em parceria com Charles Best, descobriu a insulina em 1921.

Conhecida cientificamente como Diabetes mellitus (DM), esta é uma doença metabólica crônica caracterizada pelo aumento dos níveis de açúcar/glicose no sangue. Isso acontece porque a insulina, que é o hormônio que transporta a glicose do sangue para o interior das células, não é produzida ou não funciona corretamente, fazendo com que o açúcar vá acumulando no sangue ao invés de ser gasto nas células do corpo.

Segundo o Ministério da Saúde, o número de pessoas com diabetes no Brasil cresceu mais de 61% nos últimos 10 anos e a doença já atinge 8,9% da população brasileira. Na maior parte dos casos, a diabetes surge ao longo da vida, principalmente devido a maus hábitos de alimentação, mas também pode estar presente desde o nascimento. O Diabetes mellitus é responsável por cerca de 5% da taxa de internação por condições sensíveis à APS (Atenção Primária à Saúde) no Brasil.

Quais são os tipos de diabetes?

Podemos classificar quatro tipos de diabetes

  1. O tipo I, geralmente detectado facilmente na infância, já que a produção de insulina pelo pâncreas é baixa ou inexistente;

  2. O tipo II, que aparece na fase adulta e é caracterizado pela produção de insulina, mas que não age como deveria no organismo;

  3. O diabetes gestacional, que pode ocorrer em qualquer mulher durante a gestação devido ao aumento do nível de glicose no sangue;

  4. O pré-diabetes, que acontece quando o pâncreas passa a produzir insulina em excesso na tentativa de controlar os níveis de açúcar.

Quais são os sintomas de diabetes?

Os principais sintomas de diabetes são:

  • Urinar demais (poliúria);

  • Sede excessiva (polidipsia);

  • Aumento do apetite;

  • Infecções fúngicas na pele e nas unhas;

  • Impotência sexual;

  • Alterações visuais;

  • Feridas, especialmente nos membros inferiores, que demoram a cicatrizar;

  • Neuropatias diabéticas provocadas pelo comprometimento das terminações nervosas;

  • Distúrbios cardíacos e renais.

Os sintomas de diabetes tipo 1 geralmente são identificados durante a infância ou a adolescência e podem incluir sinais mais generalizados, como dificuldade para ganhar peso, coceira por todo o corpo ou irritabilidade e mudanças de humor repentinas.

Já os sintomas de diabetes tipo 2 surgem ao longo da vida e acontecem, principalmente, devido a maus hábitos alimentares, especialmente ao consumo exagerado de açúcar e carboidratos, assim como a falta de exercício físico.

No caso de diabetes gestacional, os sintomas são mais raros e, por isso, a mulher geralmente descobre que está com diabetes durante os exames de rotina do pré-natal, especialmente após fazer o exame de glicose.

Quais problemas a diabetes pode causar no corpo?

    Quando não tratado corretamente, o diabetes pode evoluir para formas mais graves e apresentar diversas complicações tais como:

  1. Neuropatia Diabética
    Complicação crônica do paciente com diabetes mellitus que afeta mais órgãos e sistemas.

  2. Problemas arteriais e amputações
    Muitas pessoas com diabetes têm a doença arterial periférica, que reduz o fluxo de sangue para os pés, e também sofrem com a redução de sensibilidade. Essas duas condições fazem com que seja mais fácil sofrer com úlceras e infecções, que podem levar à amputação.

  3. Doença renal
    O diabetes pode trazer danos aos rins, afetando sua capacidade de filtragem. 

  4. Pé diabético
    São feridas que podem ocorrer no pé das pessoas com diabetes e têm difícil cicatrização devido aos níveis elevados de açúcar no sangue e/ou circulação sanguínea deficiente. 

  5. Problemas nos olhos
    Glaucoma: os diabéticos têm 40% mais chance de desenvolver glaucoma, que é a pressão elevada nos olhos.
    Catarata: os diabéticos têm 60% mais chance de desenvolver a catarata, que acontece quando a lente clara do olho, o cristalino, fica opaca, bloqueando a luz.
    Retinopatia diabética: um termo genérico que designa todos os problemas de retina causados pelo diabetes.

  6. Pele sensível
    A glicose em excesso rouba água do corpo, por isso, os diabéticos têm mais chance de ter pele seca, coceira e infecções por fungos e/ou bactérias.

  7. Alterações de humor, ansiedade e depressão.

Tratamento e controle do diabetes

Os benefícios do bom controle glicêmico inicial persistem a longo prazo, prevenindo mortes por Diabetes mellitus, o que torna imprescindível o tratamento adequado logo após o diagnóstico. No entanto, um recente estudo brasileiro revelou que 76% dos diabéticos não atingiram o controle glicêmico preconizado.

Os resultados no controle da diabetes vem da soma de diversos fatores e condições que propiciam o acompanhamento desses pacientes, para os quais o resultado esperado além do controle da glicemia é o desenvolvimento do autocuidado, o que contribuirá na melhoria da qualidade de vida e na diminuição da morbimortalidade. 

Os objetivos mais importantes das ações de saúde em DM são controlar a glicemia e, com isso, em longo prazo, reduzir a morbimortalidade causada por essa patologia. Portanto, fazer uma intervenção educativa sistematizada e permanente com os profissionais de Saúde é um aspecto fundamental para mudar as práticas atuais em relação a esses problemas de saúde. 

Se você tem diabetes e precisa de uma assistência de saúde especializada, conte com a Oeste Saúde. Oferecemos planos de saúde que têm tudo a ver com você e que cabem no seu bolso. São mais de 20 anos de dedicação e compromisso, a fim de garantir o conforto e o bem-estar dos nossos beneficiários. Para saber mais sobre os planos, fale com um dos nossos vendedores por meio do telefone (18) 3918-5100 ou faça uma simulação no site.

 

Compartilhe:

Posts relacionados