
O outono chegou, marcando o início de um período com condições climáticas propícias para a propagação de vírus e bactérias. Com as temperaturas mais amenas e tempo seco, há maior incidência de doenças respiratórias e alérgicas. Entenda abaixo os cuidados essenciais com a saúde respiratória nesta época do ano.
As doenças de outono acometem majoritariamente idosos e crianças pelo fato de terem o sistema imunológico mais vulnerável, exigindo cuidados extras. Os principais problemas respiratórios são:
Gripe
A gripe é uma infecção respiratória causada pelo vírus influenza. Ela é altamente contagiosa e se espalha através de gotículas respiratórias quando a pessoa infectada tem tosse, espirra ou fala. E como saber se é resfriado ou gripe?
Quando os sintomas forem mais leves, sem febre alta e com coriza e espirros, provavelmente será um resfriado. Porém, se houver febre alta, cansaço, dores no corpo e tosse intensa, provavelmente será gripe.
Lembre-se: se os sintomas persistirem por muitos dias ou piorarem, procure um médico, pois a gripe pode evoluir para doenças mais sérias.
Sinusite
A sinusite é uma inflamação nas cavidades ósseas ao redor do nariz, olhos e testa. Pode ser causada por infecções virais, bacterianas, fúngicas, alergias ou irritações. Os principais sintomas são: nariz entupido ou escorrendo, perda de olfato ou paladar e dor ou pressão na testa, ao redor dos olhos ou bochechas.
Pneumonia
A pneumonia é uma infecção pulmonar causadora de inflamação nos “pequenos sacos de ar nos pulmões”, os alvéolos, que podem se encher de líquido ou pus, dificultando a respiração. Os sintomas de pneumonia podem variar de acordo com a gravidade, mas os mais comuns são febre alta, calafrios, dor no peito ao respirar ou tossir, falta de ar, fadiga e fraqueza. A vacina pneumocócica previne contra a pneumonia, sinusite e meningite.
Bronquiolite
A bronquiolite é uma infecção viral que provoca inflamação nos bronquíolos, as pequenas vias aéreas do pulmão. É uma doença que afeta principalmente bebês e crianças pequenas. Os sintomas da bronquiolite em bebê se iniciam através de um resfriado. Após alguns dias, algumas crianças sentem dificuldade para respirar e piora da tosse. Algumas apresentam um ruído agudo quando expiram, em casos graves, pode apresentar coloração arroxeada nos lábios e unhas (sinais de falta de oxigenação), necessitando atendimento médico urgente.
Como se prevenir das doenças de outono?
Vacinas contra influenza, pneumonia, além da covid-19 fazem parte da prevenção contra as doenças respiratórias. Por isso, confira sua carteira de vacinação e atualize todas as doses ofertadas.
Além disso, você também pode seguir algumas dicas simples para aproveitar a temporada com muita saúde e bem-estar:
Lave as mãos com frequência
Uma boa higienização das mãos é vital para a prevenção de infecções, podendo reduzir em até 40% o contágio de doenças como a gripe e dores de garganta.
Evite contato com pessoas com sintomas
Se alguém apresentar sintomas como coriza, espirros, tosse, febre alta ou dores no corpo, evite contato próximo, principalmente com os bebês, idosos e pessoas com baixa imunidade.
Mantenha o ambiente arejado
Ambientes sem circulação de ar podem acumular ácaros e facilitar a disseminação de doenças virais. Por isso, deixe as janelas abertas, especialmente no período de sol.
Hidratação e alimentação saudável
Beba bastante água para manter as vias respiratórias hidratadas e procure ter uma alimentação equilibrada, rica em nutrientes para fortalecer a imunidade
O Centro Médico de Especialidades Oeste Saúde em Presidente Prudente possui atendimento por demanda espontânea para crianças, das 08h às 22h. Durante esse período de mudanças climáticas, garanta que seu filho tenha o atendimento adequado, de forma ágil e humanizada.
O CME também atende adultos beneficiários dos planos Oeste Saúde e também consultas particulares sem agendamentos prévios. O atendimento é das 8h às 20h.