Oeste Saúde - Planos de Saúde

Conhecimento e informações para uma vida saudável

Bem Estar

Ter um animal de estimação faz bem para a saúde

29 Junho 2020
Ter um animal de estimação faz bem para a saúde | Oeste Saúde - Planos de Saúde

Quem vive com animais domésticos sabe como é bom ter a companhia de um amigo fiel todos os dias. Mas os benefícios que os pets nos trazem vão além dos momentos de diversão. Estudos sugerem que ter um animal de estimação faz bem para a saúde, especialmente da mente. 

Por conta da pandemia da Covid-19, nas últimas semanas nos isolamos em nossos lares para evitar a disseminação do novo coronavírus. Muitas pessoas se viram sozinhas e mais ansiosas, e temas como depressão, saúde mental e equilíbrio emocional entraram em pauta. E, em tempos de pandemia, o afeto dos bichos fez toda a diferença. 

Os animais de estimação são uma fonte infindável de carinho e atenção. Conviver com eles estimula a produção e a liberação de endorfina e serotonina, também conhecidos como “hormônios da felicidade”, que proporcionam sensação de bem-estar e relaxamento. E é por isso que os bichinhos podem nos ajudar a reduzir ansiedade e controlar outras emoções. Cuidar deles pode funcionar como uma terapia ao ser humano, pois as brincadeiras, conversas e o carinho que eles retribuem são capazes de diminuir o estresse, trazendo conforto.

Não é por acaso que alguns hospitais liberam visitas de animais de estimação aos pacientes internados, inclusive em unidades semi-intensivas. O motivo da permissão é a humanização do tratamento e a interferência positiva que eles exercem na cura. A decisão tem o respaldo de várias pesquisas que já demonstraram o poder que esses amigos de 4 patas têm para melhorar a qualidade de vida. 

Por que ter um bicho de estimação?

Reduzir o estresse: um estudo feito pela Universidade Estadual de Nova York mostrou que os bichos domésticos são ótimas companhias para combater o estresse. Testando os níveis de tensão de pessoas sozinhas, com seu parceiro, com seu animal e com seu parceiro e o animal, os pesquisadores descobriram que a ocasião de maior tranquilidade foi apenas com o animal.

Controlar a depressão: diversas pesquisas já mostraram que a convivência com pets reduz a sensação de solidão, a ansiedade e a depressão. Ao passar parte do dia com um animal de estimação, o tutor a produz mais hormônios que melhoram o humor.

Menor risco de alergias em crianças: estudos feitos por um pesquisador da Universidade de Wisconsin-Madison mostraram que as chances de uma criança ter alergia são 33% menores com um pet. Outro estudo feito pela Universidade de Virgínia, mostrou que crianças que são criadas em contato com gatos têm mais resistência ao desenvolvimento de asma. Com a convivência, os pequenos desenvolvem um sistema imunológico mais forte. 

Melhorar a saúde do coração: segundo pesquisas dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) e do Instituto Nacional de Saúde (NIH), nos Estados Unidos, ter um bicho de estimação ajuda a reduzir a pressão sanguínea, o colesterol e o nível de triglicérides. Consequentemente, servem de prevenção contra ataques do coração e outras doenças cardiovasculares.

Controlar o peso: de acordo com levantamento do Instituto Wellness, no Hospital Northwest Memorial, caminhar diariamente com cães ajuda a manter e perder peso. Outro estudo do Instituto Nacional de Saúde (NHI), dos Estados Unidos, constatou que as pessoas que têm cão estão menos propensas à obesidade, se comparados com quem não possui animal de estimação.

Reduzir risco de AVC: um estudo da Universidade de Minnesota afirmou que o convívio com gatos pode ser benéfico na prevenção de acidente vascular cerebral, infarto e outras doenças cardiovasculares. Realizado durante 20 anos com quase 4.500 pessoas, o estudo concluiu que as pessoas que não criaram os bichanos tiveram risco 40% maior de perder a vida por um ataque do coração e 30% maior por uma doença cardiovascular. Os cientistas acreditam que esse poder está no fato de os gatos ajudarem a relaxar e reduzir a ansiedade de seus criadores.

Motivos para ter um animal de estimação não faltam, mas vale ressaltar que ser tutor de um bichinho é uma grande responsabilidade. Eles demandam atenção, cuidado e algumas despesas. Você está pronto? 

 

Compartilhe:

Posts relacionados

Coletamos dados para melhorar sua experiência em nosso site e personalizar o conteúdo de anúncios. Acessando nossas páginas, você concorda com a coleta e uso de cookies. Para saber mais, visite nossa Política de Privacidade

OK