Oeste Saúde - Planos de Saúde

Conhecimento e informações para uma vida saudável

Bem Estar

Como entreter as crianças durante a quarentena

29 Junho 2020
Como entreter as crianças durante a quarentena | Oeste Saúde - Planos de Saúde

Para conter o avanço da pandemia de Covid-19, foram adotadas medidas de isolamento social que acabaram representando um grande desafio para as famílias. Além da adaptação às novas rotinas de trabalho, a intensa convivência sob o mesmo teto pode acabar gerando conflitos, especialmente para quem tem crianças em casa

Mantê-las ocupadas torna-se uma luta diária quando não se pode sair. Mas essa fase não precisa ser um drama. Com paciência, criatividade e brincadeiras, é possível entreter as crianças sem que isso se torne um peso para os pais.

Primeiramente, é importante entender como tudo isso afeta a mente dos pequenos. Fingir que eles não sabem o que está acontecendo é um engano. Eles sentem um ambiente de tensão e precisam saber que tudo vai passar. Para isso, procure conversar em uma linguagem de fácil compreensão. Explique porque devemos lavar as mãos e manter o distanciamento social. Para as crianças menores, por exemplo, os desenhos e as historinhas costumam ajudar bastante. 

Como lidar com a ansiedade infantil?

O primeiro passo para lidar com as crianças na quarentena é criar uma rotina. Mesmo no ambiente domiciliar, procure manter hábitos parecidos com os que tinham antes. Hora de acordar, tomar café, fazer as atividades da escola, brincar, ler um livro, tomar um banho e ter um tempo em família. Tudo isso, quando feito diariamente, cria nas crianças um sentimento de segurança. Gastar energia com atividades para crianças e brincadeiras lúdicas também é uma ótima forma de lidar com a ansiedade infantil.

Brincadeiras e atividades infantis para fazer em casa

Brincadeiras de criança em área externa:

1. Faça pinturas no quintal. Use giz de lousa para fazer desenhos no chão, canetinhas para cartolinas e tinta para papel pardo. Além de desenhos livres, você também pode incentivar as crianças a desenhar partes de corpo, como mãos e pés, ou sombras, traçando o contorno de uma silhueta de bichinhos de pelúcia ou algo inusitado, como uma xícara de café.

2. Crie uma praia de brincadeira. Estenda toalhas no chão e vista roupas de banho e óculos de sol nas crianças. Substitua a areia por cobertores grandes e enfeite com conchas e estrelas-do-mar feitas de papel. Peça para as crianças realizarem uma “caminhada” para pegá-las. A areia cinética é uma excelente opção para fazer castelinhos e outras formas. 

3. Faça uma hortinha. Plante frutas e verduras em caixas - escolha opções que são fáceis de cultivar em recipientes de plástico reciclado, como morangos, cebolinha, espinafre, rabanete, alface, tomate e outros. É uma ótima lição para as crianças sobre a vida, responsabilidade, ciência, paciência, nutrição e sustentabilidade.

4. Ensine às crianças as boas e velhas brincadeiras, como pega-pega, amarelinha, esconde-esconde, queimada e tantas outras.  

Atividades para criança na internet:

5. Muitas bibliotecas oferecem e-books e audiolivros para crianças. Assim eles podem continuar lendo ou ouvindo suas histórias favoritas ou explorando novos títulos.

6. Deixe-os fazer pesquisas online sobre lugares curiosos que nunca ouviram falar ou têm interesse em conhecer. Programas como o Google Maps e Google Earth permitem que eles explorem como se estivessem dentro desses lugares.

7. Que tal visitar museus ao redor do mundo? Isso é possível, virtualmente. O Google Arts & Culture criou um site para “visitação” de museus de arte famosos, como o Museu da Arte de São Paulo, no Brasil, e o Museu Van Gogh, na Holanda.

8. Faça um bate-papo por vídeo com colegas de classe ou parentes.

Brincando dentro de casa:

9. Escolha um tema de fotografia a cada semana (como “vida marinha”, “espaço sideral” ou “fábulas”) e desafie as crianças a pensarem de forma criativa sobre como capturar o tema de diferentes maneiras.

10. Para as crianças que estão aprendendo a ler, espalhe pela casa as letras do alfabeto para que elas encontrem e coloquem na ordem certa. 

11. Para aquelas que já são alfabetizadas, incentive-as a escrever uma autobiografia que aborde este momento peculiar de suas vidas.

12. Convide os pequenos para cozinhar. Escolha uma receita de algo que eles gostem de comer, cujo preparo seja rápido e simples. 

13. Organize uma festa de brincadeira e criem seus próprios jogos, como prender o rabo no burro e dança das cadeiras.

14. Monte um “acampadentro”, fazendo uma barraquinha com lençóis, almofadas, cobertores e outros materiais que tiver disponíveis. Brinque de contar histórias dentro dela e use lanternas para tudo ficar ainda mais divertido. 

15. Ensine-as a escrever cartas ou desenhar cartões para o vovô e a vovó.

16. Crie projetos de artesanato em casa com materiais reutilizáveis. Use utensílios domésticos comuns, como caixas de cereal para fazer um robô.

17. Faça um piquenique no chão da sala ou da cozinha, com direito a guloseimas, toalha, cesta e flores.

18. Faça uma sessão de cinema em casa com pipoca e filmes divertidos. 

Com tantas opções, entreter as crianças nessa quarentena vai ficar mais fácil. Siga as dicas e divirta-se!

 

Compartilhe:

Posts relacionados

Coletamos dados para melhorar sua experiência em nosso site e personalizar o conteúdo de anúncios. Acessando nossas páginas, você concorda com a coleta e uso de cookies. Para saber mais, visite nossa Política de Privacidade

OK