Oeste Saúde - Planos de Saúde

Conhecimento e informações para uma vida saudável

Saúde

Lavar as mãos: uma atitude poderosa contra o Covid-19

12 Maio 2020
Lavar as mãos: uma atitude poderosa contra o Covid-19 | Oeste Saúde - Planos de Saúde

Sabe-se que as formas de transmissão do novo coronavírus se dão através do contato com superfícies contaminadas ou pessoas infectadas, pelo ar, via espirro, tosse e gotículas de saliva. Apesar dos números crescentes de mortos, infectados e casos suspeitos, o simples ato de lavar as mãos pode ser uma das atitudes mais poderosas na contenção do vírus.

É o que afirma a OMS (Organização Mundial da Saúde). De acordo com a agência especializada em saúde, a lavagem correta das mãos pode reduzir em até 40% a contaminação por vírus e bactérias. Além de diminuir consideravelmente a chance de pegar gripes, resfriados, conjuntivites e viroses, o hábito também previne as infecções graves, impedindo o risco de transmissões cruzadas de microorganismos, como o Covid-19.

Por isso é tão importante que a população passe a aderir ao hábito de lavar bem as mãos, além de tomar outras medidas, como usar o álcool 70% e evitar aglomerações.

Quando se deve lavar as mãos?

Quando falamos em um hábito, significa que tal atitude deve ser realizada com frequência. Mas no caso da lavagem das mãos, quantas vezes por dia é necessário repetir o ato? Apesar não existir uma resposta exata, o conceito é simples: lave o maior número de vezes que for possível, principalmente durante a pandemia que estamos vivendo agora.

Alguns momentos merecem atenção especial na higienização das mãos, como: antes e após o preparo de alimentos; antes de comer; depois de usar o banheiro; antes e após o contato com pessoas doentes; antes e após tratar qualquer ferimento.

Qual a forma correta de lavar as mãos?

Sozinha, a água não é suficiente para eliminar vírus e bactérias. Por isso, a lavagem deve ser feita com água e sabão, com duração de 1 minuto. Use a quantidade de sabão suficiente para que a espuma cubra toda a superfície das mãos, e não se esqueça de tirar os anéis e outros adereços.

O passo a passo é bem simples:

1 - Aplique o sabão nas mãos molhadas;
2 - Esfregue a palma das mãos;
3 - Esfregue o dorso das mãos e os punhos;
4 - Entrelace os dedos;
5 - Esfregue os dedões;
6 - Esfregue as unhas na palma das mãos;
7 - Enxágue com água corrente;
8 - Seque as mãos com papel toalha descartável.

Se a torneira não for automática, lave a torneira antes de lavar as mãos, ou use o papel toalha para fechá-la. Se você estiver em uma situação onde não é possível lavar as mãos, use o álcool em gel 70%, friccionando as mãos por 30 segundos.

Outras medidas de prevenção

Além de lavar as mãos, o Ministério da Saúde também orienta outras medidas para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir o novo coronavírus: evite tocar nos olhos, nariz e boca; evite contato próximo com pessoas doentes; não saia de casa se estiver doente; cubra boca e nariz com lenço descartável ao tossir ou espirrar; desinfete objetos e superfícies tocados com frequência.

Caso tenha outras dúvidas, a Oeste Saúde conta com um canal de atendimento direto para tirar dúvidas a respeito do Coronavírus. Basta entrar em contato via WhatsApp no número (18) 99684-7566 e falar com um dos atendentes.

Compartilhe:

Posts relacionados

Coletamos dados para melhorar sua experiência em nosso site e personalizar o conteúdo de anúncios. Acessando nossas páginas, você concorda com a coleta e uso de cookies. Para saber mais, visite nossa Política de Privacidade

OK