Oeste Saúde - Planos de Saúde

Conhecimento e informações para uma vida saudável

Saúde

Tourette: conheça o transtorno caracterizado por tiques motores ou vocais

12 Janeiro 2021
Tourette: conheça o transtorno caracterizado por tiques motores ou vocais | Oeste Saúde - Planos de Saúde

Caracterizada por diferentes tiques motores ou vocais, a Síndrome de Tourette  é um distúrbio neuropsiquiátrico que pode causar muitos constrangimentos aos portadores deste transtorno. Isso porque é praticamente impossível resistir à vontade de falar ou expressar esses tiques, mesmo que sejam inapropriados.

O estresse de se manter em silêncio ou imóvel tende a piorar a condição e manifestar tiques mais intensos. Por conta disso, pessoas com Tourette têm dificuldade para controlar seus impulsos. Normalmente o transtorno aparece na infância, entre os quatro a seis anos.

De maneira geral, os tiques ocorrem em ondas, com frequência e intensidade variáveis, pioram com o estresse, são independentes dos problemas emocionais e podem estar associados a condições psiquiátricas.

O que causa a Síndrome de Tourette?

Ainda não existe um consenso sobre a causa específica dessa síndrome. O transtorno pode estar associado ao transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH); transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), transtorno de ansiedade e transtorno de aprendizado. A síndrome também pode ter origem genética ou ser consequência de um desequilíbrio nos impulsos que transmitem informação entre neurônios. 

Pessoas com outras patologias, como doença de Huntington ou encefalite, também podem desenvolver tiques vocais ou motores. Em ambos os casos, contudo, eles não são considerados Tourette.

Sintomas da Síndrome de Tourette

A ansiedade é um dos sintomas predominantes da síndrome, seguida pelos tiques, que podem ser simples (movimentos e vocalizações breves) e complexos (duram mais tempo e podem evoluir para uma combinação de tiques simples). Alguns deles podem ter um significado social, com termos preconceituosos ou gestos obscenos. Os tiques mais comuns são: 

- piscar os olhos;
    - fazer caretas;
    - balançar os ombros;
    - fungar;
    - tossir;
    - fazer sons guturais ou gestos obscenos;
    - movimentar a cabeça repentinamente;
    - repetir palavras ou sílabas de forma involuntária. 

Existe tratamento para a Síndrome de Tourette?

A síndrome de Tourette não tem cura, mas felizmente, pode ser controlada. O tratamento é composto por terapia e medicamentos. Se o quadro clínico não for grave, um número limitado de consultas com o psicólogo pode ser o suficiente para tranquilizar o paciente e diminuir os tiques. 

Atividades como meditação e ioga podem ser úteis para aliviar o estresse. Esportes, de maneira geral, também podem ajudar tanto ao promover o relaxamento como por sua prática demandar atenção.

Para a população geral, é importante conhecer esta condição e respeitar as pessoas que enfrentam o problema. A Síndrome de Tourette é um distúrbio sério e merece atenção.

 

Compartilhe:

Posts relacionados

Coletamos dados para melhorar sua experiência em nosso site e personalizar o conteúdo de anúncios. Acessando nossas páginas, você concorda com a coleta e uso de cookies. Para saber mais, visite nossa Política de Privacidade

OK