Você sabe qual é o seu tipo sanguíneo? Aliás, você entende a importância de ter esse conhecimento?
O nosso tipo sanguíneo pode fornecer informações importantes sobre seu organismo. Além disso, também é possível identificar elementos relacionados à antecedência, fator Rh (Rhesus) e, em casos graves, para transfusão de sangue.
Saber a sua tipagem sanguínea pode salvar vidas, inclusive a sua!
Quais são os tipos de sangue?
Os tipos sanguíneos são determinados com base em certas proteínas e antígenos encontrados na superfície das células vermelhas do sangue.
O sistema de classificação mais conhecido é o sistema ABO, que divide os tipos sanguíneos em quatro grupos principais: A, B, AB e O. Além disso, o fator Rh pode ser positivo (+) ou negativo (-), resultando em um total de oito tipos sanguíneos principais.
Sangue do tipo A
É considerado um dos tipos sanguíneos comuns, ele possui antígenos A na superfície das células vermelhas do sangue e anticorpos anti-B no plasma.
Na prática, as pessoas com sangue do tipo A só podem doar para outras pessoas com sangue “A” ou “O”.
Sangue do tipo B
Ao contrário da tipagem anterior, o tipo B é considerado raro, ele possui antígenos B na superfície das células vermelhas do sangue e anticorpos anti-A no plasma.
Neste caso, as pessoas com sangue do tipo B só podem receber sangue dos tipos “B” e “O”.
Sangue do tipo AB
Por falar em raridade, essa situação é ainda mais rara. A tipagem AB possui tanto antígenos A quanto B na superfície das células vermelhas do sangue e não possui anticorpos anti-A ou anti-B no plasma.
É considerado o receptor universal para plasma, pois pode receber sangue de qualquer tipo sanguíneo ABO, mas ainda tem seu próprio tipo de sangue específico.
Sangue do tipo O
Não possui antígenos A nem B na superfície das células vermelhas do sangue, mas tem ambos os anticorpos anti-A e anti-B no plasma.
É considerado o tipo sanguíneo universal de células vermelhas do sangue, pois pode doar para qualquer tipo sanguíneo ABO.
Influência do fator Rh
Além dos tipos sanguíneos ditos anteriormente, o sangue ainda é classificado ainda pelo fator Rh. Ele diz respeito à presença de um antígeno nas hemácias. Podemos ter o fator “Rh+” e o “Rh-“. A lógica que se aplica a essa classificação é a seguinte:
Fator Rh positivo
Significa que as células vermelhas do sangue possuem a proteína do fator Rh na superfície. Portanto, podem receber sangue de pessoas com fator Rh+ e Rh-. Entretanto, só podem doar sangue para pessoas com tipo sanguíneo positivo.
Fator Rh negativo
Significa que as células vermelhas do sangue não possuem a proteína do fator Rh na superfície. Portanto, podem doar sangue para pessoas com fator Rh+ e Rh-. Entretanto, só podem receber sangue de pessoas com tipo sanguíneo negativo.
Como descobrir o meu tipo sanguíneo?
Existem algumas maneiras que você pode seguir para descobrir o seu tipo sanguíneo. A maneira mais precisa de determinar é através de um exame de sangue em um laboratório clínico do Centro Médico.
Um profissional de saúde deve coletar uma amostra de sangue e realizar testes laboratoriais para determinar o tipo ABO e o fator Rh (positivo ou negativo). Geralmente, esse é o método mais comum, especialmente se você precisa da informação para fins médicos.
Há quem prefira mais comodidade, por isso existem kits de teste em casa que afirmam ser capazes de determinar o tipo sanguíneo. No entanto, a precisão desses testes pode variar e não é recomendado confiar neles para questões médicas críticas.
É aconselhável obter essa informação de fontes confiáveis, como um laboratório clínico, um médico ou um banco de sangue da Oeste Saúde. Se você não tem essa informação documentada e precisa dela, consulte um profissional de saúde para orientação sobre como obtê-la com precisão.
Conte com os benefícios de um plano de saúde
O plano de saúde da Oeste Saúde está preparado e qualificado para cuidar de você e da sua família.
Entre em contato com a nossa equipe para tirar as suas dúvidas e contratar o seu plano de saúde.