Oeste Saúde - Planos de Saúde

Conhecimento e informações para uma vida saudável

Saúde

Quimioterapia e radioterapia: qual a diferença?

23 Marco 2021
Quimioterapia e radioterapia: qual a diferença? | Oeste Saúde - Planos de Saúde

O tratamento para câncer pode envolver diferentes terapias, entre elas,  quimioterapia e radioterapia são as mais conhecidas. A quimioterapia é um tratamento que utiliza um determinado medicamento, aplicado por via venosa ou oral, e que vai agir no corpo inteiro. A radioterapia é um tratamento localizado em uma determinada região do corpo. 

 

O que é câncer?

O câncer é uma mutação das células que têm o seu crescimento desordenado, podendo invadir tecidos adjacentes ou órgãos a distância. Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores, que podem espalhar-se para outras regiões do corpo. 

Os diferentes tipos de câncer correspondem aos vários tipos de células do corpo. Quando começam em tecidos epiteliais, como pele ou mucosas, são denominados carcinomas. Se o ponto de partida são os tecidos conjuntivos, como osso, músculo ou cartilagem, são chamados sarcomas.

O tratamento varia de acordo com o tipo e a localização do tumor. A radioterapia e a quimioterapia são as duas terapias mais utilizadas para tratar câncer, podendo ser administradas em conjunto em alguns casos.

 

O que é radioterapia?

A radioterapia faz uso de radiações ionizantes que destroem ou diminuem o crescimento de células cancerígenas. Mesmo que células normais possam ser impactadas pela radioterapia, elas são capazes de se regenerar, diferentemente das cancerígenas.

Além do objetivo curativo, a radioterapia também pode ser usada como tratamento paliativo. É quando não há mais possibilidade de cura da doença, mas ainda assim é possível proporcionar qualidade de vida e conforto ao paciente por longos períodos.

O que é quimioterapia?

A quimioterapia é um tipo de tratamento de câncer que utiliza compostos químicos na circulação sanguínea para combater a doença. A administração pode ser feita via oral, pelas veias, abaixo e sobre a pele, pelos músculos e pela espinha dorsal.

Por meio desses componentes químicos, o objetivo da quimioterapia é viajar pela corrente sanguínea e destruir as células cancerígenas com as quais tiver contato. O procedimento também busca conter o crescimento dessas células e evitar que se espalhem mais.

 

Quimioterapia ou radioterapia: qual a mais forte?

Tanto a radioterapia como a quimioterapia tem como objetivo a destruição das células cancerígenas, impedindo que elas se espalhem pelo resto do corpo. No entanto, o que diferencia os dois métodos é a forma com que buscam destruir essas células. Enquanto a radioterapia faz isso por meio da radiação, a quimioterapia utiliza componentes químicos pela corrente sanguínea.

Além de terem essas diferenças, a radioterapia e a quimioterapia também podem ser aplicadas em conjunto. Quem determina isso é o médico, a partir dos exames e do diagnóstico obtido a partir deles em relação ao quadro em que o paciente se encontra.

Seja radioterapia ou quimioterapia, o importante é saber que o câncer tem cura quando diagnosticado a tempo. Por isso, não deixe de fazer o seu check-up médico. Agende uma consulta de Centro Médico de Especialidades Oeste Saúde: (18) 3300-0100 ou (18) 99652-1787.

 

Compartilhe:

Posts relacionados

Coletamos dados para melhorar sua experiência em nosso site e personalizar o conteúdo de anúncios. Acessando nossas páginas, você concorda com a coleta e uso de cookies. Para saber mais, visite nossa Política de Privacidade

OK