Saúde
Novembro azul: diagnóstico precoce do câncer de próstata aumenta as chances de cura

O câncer de próstata é o tipo mais comum de câncer entre os homens, por isso a campanha Novembro Azul é tão importante. O mês mundial de combate ao câncer de próstata chama a atenção da população para a saúde masculina e a importância do diagnóstico precoce da doença, que aumenta as chances de cura.
Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam para 65.840 novos casos de câncer de próstata a cada ano, entre 2020 e 2022. Homens com mais de 55 anos, com excesso de peso e obesidade, estão mais propensos à doença que é a causa de morte de 28,6% dos homens que desenvolvem neoplasias malignas.
A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.
Quais os sintomas do câncer de próstata?
Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são:
- Dor óssea;
- Dores ao urinar;
- Vontade de urinar com frequência;
- Presença de sangue na urina e/ou no sêmen.
Fatores de risco:
- Histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio;
- Raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer;
- Obesidade.
Prevenção do câncer de próstata
A única forma de possibilitar a cura ou prevenção do câncer de próstata é através do diagnóstico precoce. Sendo assim, mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou com 50 anos e sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA.
Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal, reforçando sua importância para o diagnóstico e o tratamento precoces para a saúde do homem.
Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), outras medidas preventivas incluem: dieta balanceada; redução do consumo de gordura, principalmente as de origem animal; fazer no mínimo 30 minutos diários de atividade física; manter o peso adequado à altura, identificar e tratar adequadamente hipertensão, diabetes e problemas de colesterol; diminuir o consumo de álcool e não fumar.
Quando devo procurar o urologista?
A urologia é uma especialidade médica dedicada ao estudo e tratamento de doenças do aparelho urinário (rins, ureter e bexiga) de homens e mulheres e de enfermidades que acometem o aparelho genital masculino (próstata, testículos e pênis).
O urologista deve ser procurado quando houver dificuldade, dor ou ardência ao urinar; dificuldade para reter a urina; aumento da frequência das micções, incluindo a vontade de levantar várias vezes à noite para urinar; coceiras, ardências e secreções penianas (que podem estar associadas a doenças sexualmente transmissíveis); e cólicas renais, que podem ser indicativas de cálculo renal (litíase renal).
A importância de ter um bom plano de saúde
Para quem tem um plano de saúde, a prevenção do câncer de próstata é muito mais simples e acessível. A Oeste Saúde conta com um moderno Centro Médico de Especialidades com atendimento de médico urologista. O usuário agenda uma consulta e é atendido sem demora, em uma estrutura moderna e completa.
A Oeste Saúde oferece planos de saúde que cabem no bolso da população, contando com excelente estrutura e uma ampla rede credenciada. São mais de 20 anos de dedicação e compromisso, a fim de garantir o conforto e o bem-estar dos beneficiários. Para saber mais, fale com um dos nossos vendedores por meio do telefone (18) 3918-5100 ou faça uma simulação no site.