Oeste Saúde - Planos de Saúde

Conhecimento e informações para uma vida saudável

Saúde

Febre alta: a partir de quantos graus devo me preocupar?

01 Marco 2023
Febre alta: a partir de quantos graus devo me preocupar? | Oeste Saúde - Planos de Saúde

Ao contrário do que muitos pensam, a febre alta não é de fato uma doença, mas sim, um mecanismo de defesa do nosso corpo. O aumento de temperatura acontece em uma tentativa de eliminar corpos estranhos de nosso organismo, como vírus, bactérias, fungos ou parasitas. Porém, a febre aparece também em momentos de desidratação e insolação. 

 

Dependendo do grau da febre, ela pode desencadear outros sintomas típicos do aumento da temperatura, como tremedeira, sudorese noturna ou diurna, fraqueza, convulsões e até confusões mentais. Apesar de não se tratar de fato de uma doença, é muito importante ficar atento à febre, já que como citado, ela indica que nosso corpo necessita de cuidados, principalmente quando estamos falando de febre alta.

Quando é considerado febre alta?

 

Interpretar o termômetro é muito importante para entender a situação de saúde que seu corpo se encontra. Nesse processo dividimos a leitura entre adultos e crianças.

Febre em adultos

Em adultos, a temperatura do corpo considerada normal é de 35,4 a 37,2ºC. Esse valor pode aumentar conforme as complicações citadas acima, como infecções, por exemplo. O aumento é categorizado em 3 fases:

 

1º - Leve aumento - não é considerado febre e sim um estado “subfebril”. A temperatura deste estágio pode variar entre 37,5 a 38°C e a causa pode ser devido à exposição solar e excesso de roupa, por exemplo. Aqui, é recomendado usar peças leves, beber bastante água e tomar um banho morno. 

 

2º - Febre - é considerado febre as temperaturas corporais acima de 38ºC. Neste estágio, é recomendado tomar um medicamento antitérmico, usar roupas leves e colocar uma compressa gelada na testa. Se mesmo assim a febre não baixar em até 3 horas, é indispensável ir ao pronto-socorro mais próximo.

 

3º - Febre alta - quando o termômetro marcar mais 39,6°C, é considerado febre alta. Esse é um estágio de emergência e a recomendação é procurar um médico o mais rápido possível.

Febre alta em crianças e bebês

O padrão para crianças e bebês é diferente dos adultos. Consideramos normal temperaturas entre 36 a 37ºC. Já a categorização acontece da seguinte maneira:

 

1º - Leve aumento - como nos adultos, esse é o estado “subfebril”, onde a temperatura pode variar de 36 a 37ºC. As recomendações para esses casos é mudar a roupa da criança para peças leves e um bom banho morno.

 

2º - Febre - o estado de febre em crianças já é algo para ficar atento. Temperaturas maiores que 38°C (na axila), são consideradas febris. Em casos como esses, é preciso consultar um pediatra e descobrir os próximos passos. 

Oeste Saúde: emergências precisam de plano de saúde

 

Quando surge uma emergência relacionada à saúde, como a febre alta, não existe outra opção além de procurar ajuda médica o mais rápido possível. Esperar pode ser uma opção perigosa.


Por essa razão, o time Oeste Saúde vai além dos planos. Criamos também o Centro Médico de Especialidades, um espaço dedicado ao zelo da população. Logo, ao contratar um de nossos planos de saúde, você tem acesso a diversos profissionais capacitados, atendimento agendado e é claro, emergenciais.

Compartilhe:

Posts relacionados

Coletamos dados para melhorar sua experiência em nosso site e personalizar o conteúdo de anúncios. Acessando nossas páginas, você concorda com a coleta e uso de cookies. Para saber mais, visite nossa Política de Privacidade

OK