Oeste Saúde - Planos de Saúde

Conhecimento e informações para uma vida saudável

Saúde

Alzheimer afeta mais as mulheres que os homens

07 Outubro 2020
Alzheimer afeta mais as mulheres que os homens | Oeste Saúde - Planos de Saúde

O Alzheimer é o tipo mais comum de demência neurodegenerativa, caracterizada por problemas de memória, nos pensamentos e no comportamento. Nos estágios iniciais, a doença apresenta sintomas discretos, que pioram conforme os danos ao cérebro vão avançando. Recentemente, um estudo publicado na revista americana Neurology mostrou que o Alzheimer em mulheres é mais comum que nos homens. 

O risco de uma mulher desenvolver doença de Alzheimer aos 65 anos é de 1 em 6, o que representa quase o dobro do risco de ela ter câncer de mama. Já os homens apresentam risco de 1 em 11 de desenvolver a doença a na mesma faixa etária. Mas por que o Alzheimer em mulheres acontece com maior incidência?

Segundo os pesquisadores, o fato das mulheres terem mais alterações no cérebro relacionadas ao Alzheimer pode estar ligado à interrupções hormonais durante e depois da menopausa. Os exames buscaram determinar os volumes de substância cinzenta e branca, níveis de placas beta-amilóides associadas ao Alzheimer e a taxa na qual o cérebro metabolizou a glicose, uma indicação da atividade cerebral. 

O resultado apontou que as mulheres apresentaram menores volumes de substância cinzenta e branca em comparação aos homens, além de maior deposição de beta-amilóide e menor metabolismo de glicose. A menopausa foi o preditor mais associado às diferenças observadas de biomarcadores cerebrais, seguidas de terapia hormonal, status de histerectomia e doença da tireoide. 

O que causa o Alzheimer?

A causa da doença ainda é desconhecida, mas acredita-se que seja geneticamente determinada. Apesar disso, não se pode afirmar que o Alzheimer é hereditário. Sabe-se que o problema está relacionado à junção de vários fatores que, além da genética, também incluem fatores de risco como envelhecimento, sedentarismo, traumatismos cranianos e tabagismo, por exemplo.

 

Quais são os sintomas de Alzheimer

Conforme envelhecemos, o cérebro passa por transformações e, ocasionalmente, podemos ter dificuldades de lembrar alguns detalhes, o que é natural. No entanto, os sintomas de Alzheimer são significativos o suficiente para interferir nas atividades diárias das pessoas afetadas. Além dos problemas de memória, os sintomas incluem:

- Dificuldade para completar tarefas rotineiras, como como ir ao banheiro, tomar banho, usar o telefone ou fazer compras;
- Confusão mental sobre locais, pessoas e eventos;
- Dificuldade para memorizar a aprender informações novas;
- Problemas com a comunicação, tanto escrita como falada, fala repetitiva e diminuição do vocabulário;
- Mudanças no humor ou personalidade com episódios de irritabilidade e agressividade;
- Afastamento de amigos e familiares;
- Dificuldades para a resolução de problemas;
- Alterações visuais, como problemas para entender imagens.

Os sintomas de Alzheimer podem ser notados primeiro pelos familiares e amigos. Nesse caso, é importante buscar uma avaliação médica para um diagnóstico certo. É necessária a realização de testes que avaliam o estado mental, feitos por um neurologista ou geriatra.

 

Tratamento para Alzheimer

Apesar de não haver um tratamento para Alzheimer que impeça o progresso da doença, existem medicamentos que amenizam os sintomas de demência. Os médicos acreditam que manter a cabeça ativa e uma boa vida social, com bons hábitos, pode retardar ou até mesmo inibir a manifestação do problema, principalmente nos casos de Alzheimer em mulheres. 

As principais formas de prevenir a doença de Alzheimer são:
- Manter a mente sempre ativa, estudar, ler e raciocinar;
- Realizar atividades em grupo;
- Não fumar ou consumir bebida alcoólica;
- Ter alimentação saudável e regrada;
- Praticar exercícios físicos regularmente.

Levar um estilo de vida saudável traz inúmeros benefícios além da saúde mental, por isso, siga essas dicas e previna-se da doença de Alzheimer. 

 

Compartilhe:

Posts relacionados

Coletamos dados para melhorar sua experiência em nosso site e personalizar o conteúdo de anúncios. Acessando nossas páginas, você concorda com a coleta e uso de cookies. Para saber mais, visite nossa Política de Privacidade

OK