Oeste Saúde - Planos de Saúde

Conhecimento e informações para uma vida saudável

Saúde

A esquizofrenia como fator de risco da Covid-19

23 Marco 2021
A esquizofrenia como fator de risco da Covid-19 | Oeste Saúde - Planos de Saúde

Um novo estudo publicado na revista JAMA Psychiatry constatou que a Covid-19 representa maior risco para aqueles que sofrem de esquizofrenia, aumentando a probabilidade de morte. De acordo com os pesquisadores, pacientes esquizofrênicos têm 2,7 vezes mais chances de morrer por infecção do novo coronavírus

Analisando a ligação entre a Covid e os transtornos mentais, o trabalho aponta que essa doença é um dos principais fatores de risco para Covid-19. Assim, o diagnóstico da esquizofrenia pode ser um dos agravantes mais relevantes para a progressão da infecção, atrás somente do fator idade. 

 

Como o estudo foi realizado?

Os autores do trabalho analisaram a evolução de 7.348 pacientes internados com coronavírus em hospitais de Nova York, EUA. Cerca de 500 deles chegaram com um diagnóstico prévio de algum transtorno de humor, como depressão e transtorno bipolar. Outros 360 sofriam ansiedade e 75 eram esquizofrênicos. Os pesquisadores acompanharam todos os casos durante 45 dias e se concentraram nos que acabaram perdendo a vida.

Comparando os resultados clínicos dessas pessoas com os pacientes sem histórico de transtornos mentais, a equipe não encontrou diferença significativa causada pelos transtornos de humor ou de ansiedade. No entanto, eles verificaram que aqueles com esquizofrenia tinham cerca de 2,7 mais chances de morrer do que os pacientes do grupo controle. 

Em termos de comparação, pacientes com idades entre 45 e 54 anos tinham 3,9 vezes mais chance de morrer de Covid-19 do que pacientes mais jovens, independente se tinham ou não transtornos mentais. A cada 10 anos de idade após os 54, esse risco dobrava. Já pacientes com problemas cardíacos ou diabetes tiveram um risco 1,65 e 1,28 vezes maior de morrer, respectivamente. 

 

O que é esquizofrenia

A esquizofrenia é uma doença psiquiátrica endógena, que se caracteriza pela perda do contato com a realidade. O transtorno mental, que afeta cerca de 23 milhões de pessoas em todo o mundo, causa distorções no pensamento, percepção, emoções, linguagem, comportamento e podem incluir alucinações e/ou delírios. 

A pessoa pode ficar fechada em si mesma, com o olhar perdido, indiferente a tudo o que se passa ao redor. Ela ouve vozes que ninguém mais escuta e imagina estar sendo vítima de um complô diabólico tramado com o firme propósito de destruí-la. Não há argumento nem bom senso que a convença do contrário.

 

Por que a esquizofrenia é um fator de risco para Covid-19?

    Ainda não há uma explicação definitiva para a inclusão da esquizofrenia no grupo de risco para Covid-19, mas existem algumas hipóteses. A primeira é que existam diferenças genéticas entre os pacientes com esquizofrenia que alteram o sistema imunológico de seus corpos, aumentando o risco de inflamações severas no sistema respiratório. 

Outra hipótese é que as medicações utilizadas nos tratamentos mais comuns de esquizofrenia possam influenciar no fenômeno. Sabe-se que efeitos colaterais desses remédios podem incluir ganho de peso e maior risco de desenvolver diabetes, por exemplo. 

É importante ressaltar que pacientes com esquizofrenia não devem abandonar seus tratamentos com base nesse novo estudo, mas devem considerar seguir os protocolos de proteção e distanciamento social com mais seriedade.  E se você precisa de mais informações, agende uma consulta médica no Centro Médico de Especialidades Oeste Saúde.

Telefone: (18) 3300-0100 ou (18) 99652-1787.

 

Compartilhe:

Posts relacionados

Coletamos dados para melhorar sua experiência em nosso site e personalizar o conteúdo de anúncios. Acessando nossas páginas, você concorda com a coleta e uso de cookies. Para saber mais, visite nossa Política de Privacidade

OK