
O pré-natal é um dos mais essenciais cuidados na gravidez. Contratar um plano de saúde é um importante passo para garantir a melhor assistência para a mãe e seu bebê. Devido às carências dos planos de saúde estabelecidas pela Agência Nacional de Saúde (ANS), a recomendação é que a mãe contrate os serviços da operadora antes de engravidar. Isso porque a carência para parto é de 300 dias (10 meses), e mesmo pagando pelo plano de saúde, nem todos os tipos de procedimentos médicos serão garantidos antes deste prazo.
Por que ter um plano de saúde na gravidez?
O convênio médico para gestante oferece atendimento médico diferenciado, permitindo maior assiduidade e facilidade para a realização do pré-natal. No entanto, na hora da contratação, é preciso verificar se este plano é ambulatorial hospitalar com obstetrícia.Seja individual, empresarial ou familiar, o plano de saúde na gravidez permite que a futura mãe realize consultas e exames de acompanhamento antes mesmo de engravidar.
Isso possibilita ao médico ginecologista diagnosticar e prevenir eventuais riscos e garantir tratamentos à mãe e ao bebê no pós-parto. Outra vantagem é que durante os primeiros 30 dias de vida, o recém-nascido possui a cobertura integral do plano de saúde da mãe. Esse é o prazo para a inclusão do bebê como dependente da mãe, sem carências.
Para as mulheres que já possuem um plano de saúde para gestante com cobertura obstétrica, os exames do pré-natal e as despesas médicas e de internação estão cobertas, conforme as coberturas contratadas.
Vale à pena contratar um plano de saúde para quem já está grávida?
Mesmo que o parto não esteja coberto neste caso, você ainda poderá usufruir da cobertura de consultas e exames previstos no pré-natal, após o período de 30 dias e 90 dias, respectivamente.
De acordo com as normas das ANS, 24 horas após a contratação a gestante tem direito ao atendimento de emergência e urgência por um período de até 12 horas. Após esse tempo, a gestante deverá arcar com os custos de internação ou atendimento em enfermaria.
Especialistas recomendam fazer a contratação até a 5ª semana de gestação, para obter maior benefício. Porém, entre a 6ª e a 10ª semana ainda existem alguns benefícios a serem usufruídos pela gestante. Após este período, o único benefício é o atendimento emergencial.
É por isso que o melhor é programar a gravidez e contratar o plano de saúde antes de engravidar.
Como escolher o melhor plano de saúde para gestante?
Depois de se inteirar sobre a cobertura do plano e as carências, escolha o plano de saúde que oferece mais vantagens para as futuras mamães. A Oeste Saúde conta com um programa de prevenção e atendimento para grávidas beneficiárias. O Geração Ativa: Gestantes promove, mensalmente, encontros online com orientações teóricas e práticas sobre os cuidados gerais de saúde da gestante e do bebê.
O programa traz orientações sobre a amamentação, os tipos de parto, os primeiros cuidados com o bebê, alimentação saudável na gestação e puerpério e mais. Para participar, basta fazer a inscrição e aguardar a Oeste Saúde entrar em contato com você.
Participe e conte este benefício para outras futuras mães!