Oeste Saúde - Planos de Saúde

Conhecimento e informações para uma vida saudável

Bem Estar

Dezembro Laranja: como prevenir o câncer de pele?

15 Dezembro 2020
Dezembro Laranja: como prevenir o câncer de pele? | Oeste Saúde - Planos de Saúde

Trazendo consigo os dias de verão, dezembro foi escolhido como mês de prevenção ao câncer de pele, doença que corresponde a 27% de todos os tumores malignos no país. A campanha Dezembro Laranja busca conscientizar a população sobre a importância de se proteger contra os raios UV do sol, fazendo uso de protetor solar e evitando a exposição em horários determinados. 

Sendo o maior órgão do corpo humano, a pele reveste e protege o organismo de agressões, como desidratação, vírus, bactérias e danos causados por fatores ambientais. O câncer de pele surge quando as células que compõem o órgão crescem desordenadamente. Isso acontece principalmente devido ao efeito cumulativo causado por longas exposições ao sol, quando os raios ultravioletas do sol danificam a barreira protetora da pele.

Tipos de câncer de pele

A doença pode ser dividida em dois tipos:

• Não melanoma: mais frequente em todo o mundo, correspondendo a cerca de 97% dos casos de câncer de pele. É o tipo menos agressivo, com altas chances de cura quando descoberto na fase inicial. É caracterizado por lesões verrucosas ou feridas que não cicatrizam depois de seis semanas. Geralmente causam dor e possuem sangramentos.

• Melanoma: um dos mais agressivos de todos os tumores malignos. Costuma disseminar rapidamente para outros órgãos e possui histórico familiar como grande fator de risco. É conhecido pelas pintas na pele ou manchas escuras que crescem e mudam de cor e formato rápido. As lesões também podem vir acompanhadas de sangramento.

Os carcinomas basocelular e espinocelular (não melanoma) são responsáveis por 177 mil novos casos da doença por ano. Já o câncer de pele melanoma, tem 8,4 mil casos novos anualmente. Só para se ter uma ideia, os números de incidência do câncer de pele são maiores do que os cânceres de próstata, mama, cólon e reto, pulmão e estômago. 

Dezembro Laranja: cuidando da saúde da pele

Destacando os hábitos de exposição solar desde a infância, este Dezembro Laranja ressalta a importância de educar os pequenos para que tenham conhecimento, desde cedo, da necessidade de cuidar da saúde da pele a partir da fotoproteção.

Qualquer pessoa pode desenvolver um câncer de pele, porém existem aquelas mais propensas, como as de pele, cabelos e olhos claros; indivíduos com histórico familiar de câncer de pele; múltiplas pintas pelo corpo e pacientes imunossuprimidos e/ou transplantados. Estes indivíduos precisam de um cuidado a mais com a pele e de avaliação frequente de um médico dermatologista.

Pintas que crescem, manchas que aumentam, sinais que se modificam ou feridas que não cicatrizam são possíveis sintomas de câncer de pele

Prevenindo o câncer de pele

Adotar medidas simples de proteção como o uso de filtro solar, óculos de sol, chapéus e blusas com proteção UV, além do cuidado com o excesso de exposição solar, são essenciais para se proteger do câncer de pele. Prefira a sombra, evite a exposição solar entre 10h e 16h e use protetor solar com FPS igual ou superior a 30, reaplicando a cada duas horas ou sempre que houver contato com a água.

Essas atitudes, no entanto, não substituem a ida ao médico dermatologista. A consulta com o especialista é essencial para o monitoramento de manchas, pintas e sinais que podem identificar o câncer de pele. Existem regiões do corpo em que a pessoa sozinha não consegue visualizar. Ao notar algum dos sintomas, procure um médico especialista em dermatologia.

 

Compartilhe:

Posts relacionados

Coletamos dados para melhorar sua experiência em nosso site e personalizar o conteúdo de anúncios. Acessando nossas páginas, você concorda com a coleta e uso de cookies. Para saber mais, visite nossa Política de Privacidade

OK