Oeste Saúde - Planos de Saúde

Conhecimento e informações para uma vida saudável

Bem Estar

Como driblar o mau humor?

12 Novembro 2020
Como driblar o mau humor? | Oeste Saúde - Planos de Saúde

O mau humor não é uma doença, mas pode incomodar muita gente. Irritação, intolerância, falta de ânimo e antipatia são algumas características típicas do mal-humorado. Além de afastar as pessoas ao seu redor, os sentimentos negativos podem gerar ainda mais estresse, ansiedade e outros inconvenientes. 

As crises de mau humor, passageiras ou constantes, podem acabar atrapalhando o convívio, além de gerar desconforto e até problemas de saúde mais graves. Acordar, vez ou outra, mau humorado é comum. Mas quando essa característica passa a ser vista como um traço da sua personalidade, é preciso fazer uma autoanálise e buscar ajuda terapêutica. 

As causas do mau humor podem ser reflexo de insatisfações, frustrações, cansaço e outros problemas mais graves como distúrbios hormonais, sofrimentos físicos e psíquicos. A solução exige que a pessoa tenha real interesse em se cuidar, se fazer bem e se compreender, mesmo diante das dificuldades da vida. 

Para isso, o primeiro passo é avaliar se está se cuidando, se há alguma indisposição ou má vontade em relação a si mesmo. Se está com algum tipo de carência ou magoada com alguém. Enfim, procure compreender por que está reagindo assim. A seguir, você confere algumas práticas que podem ajudar a driblar o mau humor.

 

1. Veja as segunda-feiras com outros olhos

Ao invés de sofrer por antecipação, ressignifique o início da sua semana tentando pensar nos aspectos positivos de todas as suas atividades. Relacione o trabalho com aquilo que ele traz de bom, como o dinheiro, a companhia de colegas, os desafios a superar etc. O desânimo excessivo às segundas-feiras pode ser um sinal de que você não está na profissão certa, por isso, cabe avaliar se você tem futuro no seu emprego atual e quais as prioridades te levam a continuar naquela empresa. 


2. Tenha boas noites de sono

Dormir bem significa ter um sono de oito horas diárias, relaxar, acordar sem estresse, em silêncio. Se não for possível interromper barulhos externos, usar tampões próprios para os ouvidos pode ser uma boa opção. Em alguns casos, os distúrbios do sono são causados por outros problemas, como apneia e microdespertares. Nesses casos, é preciso procurar ajuda especializada para garantir um sono tranquilo.

 

3. Tenha uma alimentação equilibrada

Para driblar o mau humor, procure evitar o consumo de alimentos que podem prejudicar o sono, que são estimulantes, como a cafeína. Alguns alimentos têm nutrientes capazes de aumentar a produção de quatro neurotransmissores do cérebro humano: dopamina, serotonina, endorfina e ocitocina. Quando são potencializados pela substância triptofano, esses hormônios trazem a sensação de felicidade, bom humor e satisfação.

Os alimentos que aceleram a produção desses nutrientes são os cereais integrais (arroz, aveia e quinoa); leguminosas (ervilha, lentilha e grão de bico); verduras verdes escuras (brócolis; couve e taioba); as oleaginosas (castanhas, amêndoas e nozes); peixes; banana; ovos; além do chocolate 70%, cuja porção deve ser regulada para 10g a 20g por dia.

 

4. Movimente o corpo

Praticar exercícios físicos contribui para a saúde e diminui o mau humor. É importante encontrar uma atividade que você tenha prazer em realizar, e ser acompanhado por um profissional.


5. Valorize as amizades 

Conviver mais com os amigos e conversar não apenas nas redes sociais ajuda a manter o bom humor, além de ser benéfico para a saúde mental

 

6. Tenha um pet

A convivência com animais de estimação também pode melhorar o humor. Eles são como amigos: demandam atenção, oferecem carinho, precisam de cuidados e ajudam a passar o tempo de forma útil. Além disso, eles são um bom incentivo para sair de casa e dar uma caminhada.

 

7. Tenha um bom relacionamento amoroso 

Bons relacionamentos amorosos trazem disposição. Para que os relacionamentos sejam positivos para o estado de espírito é preciso respeitar as diferenças, suportar as frustrações e lidar bem com ciúmes. Antes de iniciar uma discussão, avalie se ela é realmente necessária.

 

8. Tenha pensamentos positivos 

Algumas práticas podem ajudar afastar os sentimentos negativos e a relaxar o corpo, mudar a respiração, como ioga, shiatsu, tai chi chuan e acupuntura. Alguns procedimentos de análise dos próprios pensamentos também ajudam a combater o pessimismo típico dos mal-humorados. 

 

9. Reflita sobre seus sentimentos 

Todas as formas que promovam o entendimento e a reflexão sobre nossos sentimentos, emoções e afetos podem auxiliar na modificação de pensamentos e alterar o impacto que experiências adversas podem ter sobre nós. Livros de autoajuda, a prática de religiões ou o apego a determinadas causas, também são formas de driblar o mau humor.

 

10. Saiba identificar a razão do mau humor 

Depois de identificar a causa do mau humor, avalie o impacto que essa causa provoca e, por fim, planeje estratégias para modificar ou reduzir o impacto daquilo que pode iniciar o mau humor. Nosso organismo tem um fator de proteção importante que nos faz avaliar as experiências vivenciadas, elaborá-las e criar estratégias para modificá-las ou diminuir o impacto negativo que eles possam acarretar. Isto significa que podemos melhorar ou frear essa indisposição se modificarmos nossos pensamentos e comportamentos.

Agora que você já conhece essas dicas para driblar o mau humor, coloque-as em prática para desfrutar de uma vida muito mais tranquila e feliz! E lembre-se: em casos recorrentes, procurar a ajuda de um profissional em saúde mental pode ser a melhor opção. 

 

Compartilhe:

Posts relacionados

Coletamos dados para melhorar sua experiência em nosso site e personalizar o conteúdo de anúncios. Acessando nossas páginas, você concorda com a coleta e uso de cookies. Para saber mais, visite nossa Política de Privacidade

OK