Oeste Saúde - Planos de Saúde

Conhecimento e informações para uma vida saudável

Atualidades

Fevereiro Roxo: mês de conscientização sobre Lúpus, Fibromialgia e Alzheimer

23 Marco 2021
Fevereiro Roxo: mês de conscientização sobre Lúpus, Fibromialgia e Alzheimer | Oeste Saúde - Planos de Saúde

Fevereiro Roxo é o mês da conscientização sobre 3 doenças que não têm cura conhecida pela medicina: Lúpus, Fibromialgia e Alzheimer. Iniciada em 2014, a campanha tem como lema trazer conforto e qualidade de vida para as pessoas que sofrem com esses quadros incuráveis. O objetivo da iniciativa é compartilhar informações relacionadas a sintomas e tratamentos disponíveis, e mostrar que o diagnóstico precoce ajuda a manter o bem-estar dos pacientes.

 

O que é o Lúpus?

O Lúpus Eritematoso Sistêmico é uma doença autoimune que faz o sistema imunológico produzir anticorpos em excesso, que passam a atacar o próprio organismo, provocando inflamações e lesões em vários órgãos. Rins, pulmões, pele e articulações são as áreas mais acometidas, porém a doença eventualmente atinge até cérebro e coração. 

Pouco se sabe sobre a origem dessa doença crônica, mas o tratamento adequado é indispensável para manter a doença sob controle e reduzir os sintomas, que incluem: dores de cabeça, nas articulações e ao respirar; febre; queda de cabelo; manchas avermelhadas, especialmente em rosto, pescoço, peito e cotovelos; feridas na boca; inchaço e vermelhidão ao redor das unhas; e, casos graves, convulsões.

Não existem maneiras conhecidas de impedir o aparecimento da doença. Por outro lado, quanto mais cedo ela é diagnosticada, mais fácil fica de frear sua progressão e seus sintomas. Daí a importância de ficar de olho em sinais suspeitos e se consultar com um médico.

 

O que é Fibromialgia?

A Fibromialgia é uma síndrome que se manifesta com dor no corpo todo, principalmente na musculatura. Outros sintomas também são comuns, como fadiga (cansaço), sono não reparador (acordar cansado), alterações de memória e atenção, ansiedade, depressão e alterações intestinais. 

Outra característica da fibromialgia é a grande sensibilidade ao toque e à compressão da musculatura pelo examinador ou por outras pessoas. A pessoa afetada também passa a sofrer com problemas de sono, como insônia e apneia, muitas vezes apresentando quadros de depressão.

As dores da fibromialgia são constantes e costumam durar cerca de três meses a cada crise. A maioria das pessoas que sofrem com o problema são mulheres entre 30 e 60 anos de idade, mas a síndrome pode surgir mais cedo, inclusive na infância e na adolescência. Sabe-se que há fatores genéticos envolvidos, ou seja, quem tem um familiar com fibromialgia é mais propenso a apresentar a doença.

 

O que é Alzheimer?

Esta doença neurodegenerativa associada à idade avançada também pode surgir de forma prematura, especialmente em pessoas com casos na família. O Alzheimer é a principal causa de demência e leva o paciente a depender de ajuda para realizar tarefas básicas. Os principais sintomas de demência são a falta de coerência na fala e a perda da memória recente: o paciente se lembra de fatos de muitos anos atrás, mas não sabe dizer sobre coisas que fez hoje.

A capacidade de atenção, aprendizado e convívio social fica seriamente afetada, sendo que o quadro é incurável. Entretanto, é possível fazer um tratamento terapêutico e medicamentoso para retardar os efeitos mais graves, principalmente quando a detecção ocorre ainda no estágio inicial.

 

Qual é a importância do Fevereiro Roxo?

Lúpus, Fibromialgia e a doença de Alzheimer são três condições bem diferentes entre si, mas com um ponto em comum: são incuráveis. Além disso, todas as três doenças apresentam sintomas iniciais que são relativamente inofensivos. Portanto, todas devem ser identificadas nos estágios iniciais para que seus sintomas sejam controlados ou retardados, melhorando o bem-estar dos pacientes. 

Dessa forma, a campanha Fevereiro Roxo é uma importante iniciativa de conscientização promovida para incentivar o diagnóstico precoce dessas condições. O objetivo é permitir que os pacientes tenham uma maior qualidade de vida mesmo convivendo com alguma dessas doenças. 

Caso precise de mais orientações, agende uma consulta no Centro Médico de Especialidades.

Telefone: (18) 3300-0100 ou (18) 99652-1787.

 

Compartilhe:

Posts relacionados

Coletamos dados para melhorar sua experiência em nosso site e personalizar o conteúdo de anúncios. Acessando nossas páginas, você concorda com a coleta e uso de cookies. Para saber mais, visite nossa Política de Privacidade

OK