Oeste Saúde - Planos de Saúde

Conhecimento e informações para uma vida saudável

Atualidades

Doenças de pele mais comuns no verão

12 Janeiro 2021
Doenças de pele mais comuns no verão | Oeste Saúde - Planos de Saúde

A estação mais quente do ano traz o clima perfeito para curtir dias na praia ou na piscina, deixando a nossa pele mais exposta ao sol. Além disso, o aumento da transpiração, a umidade em excesso e o contato com ambientes com grande circulação de pessoas são alguns dos cenários propícios para o surgimento das doenças de pele mais comuns no verão, como micoses, herpes e brotoejas.

Os cuidados com a pele são essenciais durante o ano todo, mas durante os dias mais quentes e úmidos do ano, precisamos redobrar a atenção para evitar os problemas de pele. Isso porque o calor e a umidade – próprios do verão – favorecem a proliferação de bactérias e fungos, principais causadores de doenças de pele

Saber como proteger a pele no verão é essencial, por isso, separamos algumas dicas para você aproveitar bem os dias de calor com a pele saudável. Atitudes simples, como escolher praias e clubes próprios para banho, evitar roupas e calçados úmidos e locais com aglomerações de pessoas, já fazem a diferença para manter a pele protegida.

Principais doenças de pele no verão

Veja aqui  as doenças de pele que são muito comuns no verão e como evitá-las.

  1. Herpes: quando o indivíduo já tem o vírus do herpes no organismo, o sol acaba propiciando o aparecimento das crises, principalmente de herpes labial, que resultam naquelas bolhinhas d’água, altamente transmissíveis.
    Como evitar: utilize protetor labial com filtro solar de fator de proteção não inferior a 30. Pode-se usar várias vezes por dia, preferencialmente a cada duas horas.

  2. Brotoeja: ocorre quando há uma obstrução das glândulas sudoríparas que impede a saída do suor. Elas são mais comuns em crianças, que transpiram mais. A pele fica avermelhada e as lesões aparecem mais no tronco, pescoço, dobras das pernas e tórax.
    Como evitar: procure deixar as crianças com roupas mais leves e em locais ventilados. Para amenizar os sintomas, o banho de banheira com água e amido de milho ajuda a secar as erupções.

  3. Micoses: acontecem geralmente quando o indivíduo veste o calçado com os pés ainda úmidos. O ambiente de calor e umidade é ideal para o fungo se instalar.
    Como evitar: na praia, evite sentar diretamente na areia ou ficar com roupa de banho molhada por muito tempo no corpo. Ao sair do mar, da piscina ou do banho, seque bem o corpo todo, principalmente as regiões de dobras e entre os dedos. Tente não repetir os sapatos e, após chegar em casa, coloque-os para tomar um ar e, no dia seguinte, utilize outro par.

  4. Acne solar: o clima do verão tende a agravar a oleosidade da pele, favorecendo o surgimento de cravos e espinhas.
    Como evitar: use um filtro solar próprio para o rosto e faça a limpeza adequada, com sabonete e loções próprias para acne. Evite espremer cravos e espinhas, para que o rosto não fique manchado. 

  5. Foliculite: é uma infecção bacteriana do folículo piloso com um quadro clínico semelhante ao de espinhas nas áreas de pelo, principalmente barba e nuca nos homens e axilas e virilha nas mulheres.
    Como evitar: opte pela depilação a laser e use roupas que não apertem tanto.

  6. Impetigo: é  uma infecção causada por bactérias staphylococcus e streptococcus, que geralmente atinge mais as crianças e costuma aparecer na região periorbicular da boca e nariz (o espaço entre o nariz e a boca).
    Como evitar: é preciso ter cuidados com a higiene e manter as unhas da criança curtas para que ela não coce.

Como manter a pele saudável no verão?

Usar um filtro solar adequadamente e evitar a exposição ao sol das 10h às 16h são dois dos mais essenciais cuidados com a pele no verão. Mas existem outras medidas que podemos tomar para evitar as doenças de pele mais comuns no verão:

  • Vista roupas frescas, calçados abertos e beba bastante água;

  • Evite aglomerações em praias, piscinas, clubes;

  • Evite permanecer com roupas molhadas;

  • Não ande descalço em vestiários ou clubes;

  • Evite praias consideradas impróprias para banhos ou piscinas não adequadamente tratadas, assim como praias frequentadas por cães e gatos;

  • Evite contato com sumo/sucos/produtos cosméticos antes e durante a exposição solar;

  • Realize a higiene adequada de todo corpo com frequência, assim como enxugar adequadamente as áreas de dobras e espaços entre os dedos dos pés.

    Gostou das dicas? Tome esses cuidados básicos e fique protegido contra as doenças de pele mais comuns no verão. 

 

Compartilhe:

Posts relacionados

Coletamos dados para melhorar sua experiência em nosso site e personalizar o conteúdo de anúncios. Acessando nossas páginas, você concorda com a coleta e uso de cookies. Para saber mais, visite nossa Política de Privacidade

OK