Oeste Saúde - Planos de Saúde

Conhecimento e informações para uma vida saudável

Atualidades

Alergia na primavera: como evitar os problemas respiratórios da estação?

07 Outubro 2020
Alergia na primavera: como evitar os problemas respiratórios da estação? | Oeste Saúde - Planos de Saúde

Com início no dia 22 de setembro, a estação mais florida do ano pode favorecer os problemas respiratórios. As alergias na primavera podem ser um grande incômodo para quem já sofre com isso. Doenças como rinite, asma, bronquite e sinusite podem se agravar, mas é possível evitar que os sintomas piorem nessa época do ano.

É na primavera que ocorre a polinização das plantas com maior intensidade, fazendo com que os grãos de pólen se concentrem em maior quantidade no ar. A alergia a pólen desencadeia um processo inflamatório em toda a mucosa respiratória, iniciando no nariz e podendo evoluir para os brônquios. 

Crianças de 6 meses a 5 anos são as mais afetadas pelos tipos de problemas respiratórios dessa época do ano. Infecções respiratórias, reações alérgicas e algumas doenças virais são comuns nesse período.

Com o aumento de substância irritantes no ar, além de desencadear as alergias e problemas no sistema respiratório, também pode levar ao surgimento da conjuntivite, que é uma inflamação na mucosa que reveste o globo ocular e causa incômodo nos olhos, vermelhidão, lacrimejamento e sensibilidade à luz.

 

Sintomas de alergia

As mudanças climáticas, o tempo seco, o aumento na quantidade de fungos e ácaros no ambiente, também são fatores que potencializam os sintomas de alergia. Tosse, coriza, coceira no nariz e demais regiões das vias aéreas, dores de cabeça,  coceira nos olhos, lacrimejamento, rouquidão, garganta seca, espirros e congestão nasal são sintomas de alergia que podem ser confundidos com gripes e resfriados. E em tempos de pandemia, é preciso ter ainda mais atenção. 

Sintomas de sinusite: tosse, dor de cabeça, congestão nasal e falta de apetite.
Sintomas de rinite: espirros, congestão, tosse, dor de cabeça e secreção.
Sintomas de bronquite: falta de ar, coriza, pressão no peito, tosse e secreção.
Sintomas de asma: dificuldade para respirar, chiado no peito e desconforto torácico.

 

Como evitar os problemas respiratórios na primavera?

A vacinação contra a gripe e o uso de medicamentos para controle dos sintomas de alergia são uma excelente alternativa para evitar a piora dos problemas no sistema respiratório. Além disso, outras medidas eficientes que podem ajudar a prevenir a alergia na primavera. Confira a seguir as dicas:

- Evite o acúmulo de poeira, mofo e contato com pelos de animais, insetos e ácaros;
- Evite permanecer em ambientes que tenham tapetes, carpetes ou pelúcias;
- Ventile a casa nas primeiras horas da tarde, quando a quantidade de pólen no ar é menor;
- Lave o nariz com soro fisiológico, pelo menos, uma vez ao dia;
- Evite frequentar jardins ou locais com muito vento, flores e árvores;
- Use óculos de sol ao sair para diminuir o contato dos olhos com o pólen;
- Higienize a roupa de cama semanalmente;
- Seque as roupas no sol para eliminar os ácaros que podem se acumular no tecido;

- Utilize recipientes com água ou aparelhos específicos para umidificar o ambiente;
- Consuma bastante água.

E lembre-se! Evite fazer o uso de medicações sem orientação médica. Siga as dicas e aproveite a estação longe da alergia na primavera.

Compartilhe:

Posts relacionados

Coletamos dados para melhorar sua experiência em nosso site e personalizar o conteúdo de anúncios. Acessando nossas páginas, você concorda com a coleta e uso de cookies. Para saber mais, visite nossa Política de Privacidade

OK