
Hematologia é a especialidade médica que diagnostica e trata as doenças sanguíneas, estudando os elementos figurados do sangue, que são as hemácias (glóbulos vermelhos), leucócitos (glóbulos brancos) e plaquetas. A área recebeu este nome por significar “estudo do sangue”, remetendo a estes três componentes. Cada um deles possui uma quantidade mínima e máxima considerada saudável no organismo. Qualquer falta ou sobra significa que algo está errado.
O hematologista entra em ação quando um médico de outra área percebe algo de diferente em algum paciente e o encaminha para exames de sangue. Este profissional está apto para identificar irregularidades no sangue, além de investigar os órgãos como a medula óssea, gânglio linfáticos e o baço.
Por meio de exames de sangue específicos, o médico hematologista consegue descobrir se há algum componente do sangue, de células a nutrientes, que estão alterados e que podem estar causando problemas de saúde variados.
Os exames mais comuns solicitados pelo hematologista são:
- Teste imunológico;
- Hemograma;
- Metabolismo do ferro;
- Coagulograma;
- Mielograma e biópsia de medula.
Quando procurar um hematologista?
Muitas vezes os pacientes são encaminhados para o especialista para tratar alguma doença hematológica, após consultarem com um médico de outra especialidade, como clínica geral, cardiologia e até angiologia.
Também é indicado procurar um hematologista quando o exame de sangue de rotina acusa alguma alteração, quando há sangramento nas mucosas, manchas roxas na pele, trombose, inchaço nos gânglios ou linfonodos, fadiga e mal-estar.⠀⠀
Como é o tratamento realizado pelo hematologista?
Normalmente, a hematologia trata doenças do sangue, como a leucemia e o linfoma, que são os cânceres do sangue. O mieloma duplo, a hemofilia, a púrpura, os distúrbios de coagulação, a trombofilia e as anemias diversas, como a falciforme, também podem ser tratados por um médico dessa especialidade.
Os tratamentos são realizados por meio de medicamentos ou transfusão de sangue e medula óssea, por isso a doação de sangue é tão importante. Certas doenças sanguíneas, como a leucemia, necessitam de um transplante para devolver ao paciente sua qualidade de vida. Para tanto são realizados procedimentos médicos como o transplante de medula óssea.
Hematologia e Oncologia
Apesar da diferença de funções, a hematologia e a oncologia precisam atuar juntas em alguns casos clínicos. Enquanto o primeiro faz o diagnóstico de doenças ligadas ao sangue, o segundo é uma especialidade médica que estuda os tumores. Em caso do paciente ser diagnosticado com leucemia, por exemplo, ele deve passar por consulta com esses dois especialistas, visto que a leucemia é o câncer no sangue.⠀⠀⠀⠀
Centro Médico de Especialidades Oeste Saúde
Para garantir atendimento ágil e de qualidade aos beneficiários e demais cidadãos, a Oeste Saúde reuniu os melhores profissionais da região em um moderno e completo Centro Médico de Especialidades. Lá você poderá agendar sua consulta com o médico hematologista e fazer um check-up médico em um só lugar, com conforto e segurança.
Saiba mais pelo telefone: (18) 3300-0100 ou (18) 99652-1787.