
Atuando no diagnóstico e no tratamento das doenças alérgicas, a Alergologia é a especialidade médica que cuida dos pacientes com asma, rinite, bronquite, sinusite, urticária, dermatites, imunodeficiências primárias e outras alergias. Além de ser especialista em alergia, o alergologista também conhece sobre o funcionamento do sistema imunológico.
Normalmente, esta especialidade é associada à imunologia, que também pode englobar doenças autoimunes e imunodeficiências. Isso acontece porque, muitas vezes, as alergias podem decorrer de uma reação ocasionada pelo próprio sistema imunológico da pessoa.
Embora caminhem de mãos dadas, as duas áreas não são sinônimas. Enquanto a alergologia estuda as doenças alérgicas e seu tratamento, a imunologia investiga os mecanismos biológicos do organismo que são responsáveis pela defesa contra agentes externos.
Quais tipos de alergias a alergologia trata?
Existem diversos tipos de alergias que são tratadas pelo alergologista:
-
Alergias alimentares: alguns alimentos podem causar alergias, normalmente se manifestando na forma de manchas pelo corpo, vômito, diarreia e até reações mais graves, como choque anafilático.
-
Alergias respiratórias: a coceira nasal, os espirros constantes e a coriza costumam ocorrer quando há uma inflamação no local, causada por ácaros e poeira. A mais conhecida é a rinite alérgica.
-
Alergias de pele: pode ser causada por diversos motivos, como picadas de insetos ou uso de cosméticos. Os principais sintomas costumam ser as lesões na pele, acompanhadas de coceira.
-
Alergias oculares – vermelhidão, coceira, lacrimejamento e irritação são alguns sintomas da conjuntivite alérgica, que costuma causar problemas na vista.
Qual exame pode detectar alergias?
É extremamente importante descobrir exatamente o que serve como gatilho para uma reação alérgica. Para descobrir as causas das alergias, dois exames são recomendados: o de sangue, determinando o IgE específico, e o teste cutâneo de leitura imediata, em que é colocado a substância que causa alergia no antebraço e aguarda-se 20 minutos para detectar se há alguma reação.
Esses exames são realizados em ambientes controlados, geralmente em clínicas de alergologia, onde há a possibilidade de realizar intervenções médicas, caso seja necessário.
Quando devo procurar o alergologista?
Ao notar sintomas, como falta de ar, tosse e lesões vermelhas na pele que coçam muito, procure atendimento médico sem demora. A alergia pode se apresentar em uma outra forma mais grave: a anafilaxia (choque anafilático), apresentada logo depois que a pessoa entra em contato com a substância que lhe causa alergia. Após os primeiros cuidados é necessário procurar um especialista que indicará todos os exames e alguns medicamentos caso seja necessário.
Nem todas as doenças alérgicas têm cura, porém é possível fazer um tratamento com a finalidade de evitar crises e diminuir a gravidade dos problemas. O acompanhamento médico é essencial para quem sofre de alergias.
Centro Médico de Especialidades Oeste Saúde
Se você precisa agendar uma consulta com o alergologista, conte com o moderno e completo Centro Médico de Especialidades Oeste Saúde. Garantindo agilidade e conforto aos beneficiários e demais cidadãos, lá você usufrui de toda a estrutura necessária para uma atendimento médico de qualidade e segurança.
Saiba mais pelo telefone: (18) 3300-0100 ou (18) 99652-1787.