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Carências em plano de saúde: quanto tempo é necessário aguardar para ser atendido?

07 Outubro 2020
Carências em plano de saúde: quanto tempo é necessário aguardar para ser atendido? | Oeste Saúde - Planos de Saúde

Você também tem dúvidas sobre as carências em plano de saúde? Na hora de contratar esse tipo de serviço, é comum ter em mente muitos questionamentos. Para saber a partir de quando você poderá utilizar seu convênio médico após a contratação, é importante verificar no contrato os prazos de carência, que é o tempo que você deverá aguardar para poder ser atendido em um determinado procedimento. 

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) é a agência reguladora vinculada ao Ministério da Saúde responsável pelo setor de planos de saúde no Brasil. Os prazos das carências em plano de saúde são determinados por ela, e pela legislação, para planos individuais ou familiares novos ou adaptados, contratados a partir de 02 de janeiro de 1999 ou adaptados à lei, a operadora contratada pode exigir:

 

Situação

Tempo a ser aguardado após a contratação do plano de saúde

Casos de urgência, acidentes pessoais ou complicações no processo gestacional, e emergência, risco imediato à vida ou lesões irreparáveis.

24 horas

Partos a termo, excluídos os partos prematuros.

300 dias

Doenças e lesões preexistentes (quando contratou o plano de saúde, a pessoa já sabia possuir).

24 meses 

Demais situações.

180 dias 

 

 

Após o período de carência, o beneficiário terá direito ao atendimento, conforme segmentação do plano.

 

Serviços

Prazos máximos de atendimento (em dias úteis)

Consulta básica - pediatria, clínica médica, cirurgia geral, ginecologia e obstetrícia

07 (sete)

Consulta nas demais especialidades

14 (catorze)

Consulta/ sessão com fonoaudiólogo

10 (dez)

Consulta/ sessão com nutricionista

10 (dez)

Consulta/ sessão com psicólogo

10 (dez)

Consulta/ sessão com terapeuta ocupacional

10 (dez)

Consulta/ sessão com fisioterapeuta

10 (dez)

Consulta e procedimentos realizados em consultório/ clínica com cirurgião-dentista

07 (sete)

Serviços de diagnóstico por laboratório de análises clínicas em regime ambulatorial

03 (três)

Demais serviços de diagnóstico e terapia em regime ambulatorial

10 (dez)

Procedimentos de alta complexidade (PAC)

21 (vinte e um)

Atendimento em regime de hospital-dia

10 (dez)

Atendimento em regime de internação eletiva

21 (vinte e um)

Urgência e emergência

Imediato

 

Doenças e lesões preexistentes

Quando beneficiário já sabe que possui algum problema de saúde, ele terá cobertura parcial temporária até cumprir dois anos de carência. Isso significa que, durante esse período, ele poderá ser atendido para tratar dessas doenças. Porém, no caso de procedimentos de alta complexidade, leitos de alta tecnologia - CTI e UTI - e cirurgias decorrentes das doenças preexistentes, será preciso aguardar os dois anos. 

 

Por que a carência em plano de saúde é necessária?

Ao contratar um plano de saúde individual, plano de saúde familiar ou plano de saúde empresarial, você está contratando a prestação continuada de serviços ou cobertura de custos assistenciais a preço pré ou pós estabelecido, por prazo indeterminado, com a finalidade de garantir, sem limite financeiro, a assistência à saúde. 

A função do plano de saúde é cobrir ocorrências futuras e imprevistas. Nesse contexto, as carências em plano de saúde se justificam para garantir a condição incerta, aleatória e futura das ocorrências de assistência à saúde. A não existência de carência tornaria possível a contratação do plano de saúde para ocorrências já decorridas, e não para as incertas.

 

Quais são as carências da Oeste Saúde?

Seguindo as normas da ANS, a Oeste Saúde atende seus beneficiários nos seguintes prazos:

- Emergência e urgência: 24h
- Consultas eletivas: 30 dias
- Exames laboratoriais, raio-x e consulta sessão: 90 dias
- Cirurgias, internação, exames e procedimentos de alta complexidade: 180 dias
- Parto e suas intercorrências: 300 dias
- Doenças ou lesões preexistentes: 24 meses 

Para tirar outras dúvidas, contamos com um canal de autorizações e guias: (18) 99661-1823 ou (18) 3918-5100. E por falar em atendimento, você já conhece o Centro Médico Oeste Saúde? Com uma estrutura moderna e confortável, o Centro Médico de Especialidades oferece atendimento de qualidade para beneficiários e não beneficiários da Oeste Saúde. Basta entrar em contato e agendar o seu horário no (18) 3300-0100 ou (18) 99652-1787.

 

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