Oeste Saúde - Planos de Saúde

Conhecimento e informações para uma vida saudável

Atualidades

Março Lilás: Oeste Saúde isenta a coparticipação de “papanicolau”

10 Marco 2022
Março Lilás: Oeste Saúde isenta a coparticipação de “papanicolau” | Oeste Saúde - Planos de Saúde

O mês de março, também conhecido como o mês da mulher, marca um período de atenção especial à saúde feminina. A campanha Março Lilás tem como objetivo conscientizar a população sobre a prevenção e combate ao câncer de colo uterino, ou câncer cervical. Este é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina, com exceção do câncer de pele não melanoma, e também a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

O câncer de colo de útero é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV). A infecção genital por esse vírus é muito frequente e não causa doença na maioria das vezes. Entretanto, em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer.

A importância da conscientização sobre este tipo de câncer, é que na grande maioria das vezes ele pode ser evitado.

Exame papanicolau será isento de coparticipação durante o Março Lilás

Em apoio à campanha Março Lilás, e Mês da Mulher, a Oeste Saúde aprovou a isenção da coparticipação do exame papanicolau, preventivo ao câncer de colo de útero, no Centro Médico de Especialidades Oeste Saúde de Presidente Prudente. Os materiais serão direcionados ao Laboratório Lapac, que também reduziu o valor do exame somente no mês de março. 

Para realizar o exame, as mulheres beneficiárias da Oeste Saúde precisam agendar um horário com o médico ginecologista que fará o exame durante a consulta. O objetivo da ação é que as mulheres identifiquem de maneira precoce a doença para o devido tratamento. Vale destacar que o câncer de colo do útero tem 95% de cura em estágios iniciais.

O que é exame papanicolau?

O exame papanicolau é um teste realizado para detectar alterações nas células do colo do útero. É a principal estratégia para detectar lesões precocemente e fazer o diagnóstico do câncer de colo uterino bem no início, antes que a mulher tenha sintomas. O nome “Papanicolaou” é uma homenagem ao patologista grego Georges Papanicolaou, que criou o método no início do século. 

A realização periódica do exame preventivo permite que o diagnóstico seja feito cedo e reduza a mortalidade por câncer do colo do útero. O exame é indolor, simples e rápido. Pode, no máximo, causar um pequeno desconforto que diminui se a mulher conseguir relaxar.

Prevenção do câncer de colo uterino

Além do papanicolau, que deve ser feito periodicamente por todas as mulheres após o início da vida sexual, a principal forma de prevenção do câncer de colo de útero é a vacina contra o HPV (disponível para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos), podendo prevenir 70% dos cânceres de colo do útero e 90% das verrugas genitais. 

Outra forma de prevenção está relacionada à diminuição do risco de contágio pelo HPV, que ocorre por via sexual, com o uso de preservativos durante a relação sexual.

E para quem quer mais tranquilidade na hora de cuidar da sua saúde, a Oeste Saúde oferece planos de saúde que têm tudo a ver com você e que cabem no seu bolso. Para saber mais, fale com um dos nossos vendedores por meio do telefone (18) 3918-5100 ou faça uma simulação no site.

Compartilhe:

Posts relacionados

Coletamos dados para melhorar sua experiência em nosso site e personalizar o conteúdo de anúncios. Acessando nossas páginas, você concorda com a coleta e uso de cookies. Para saber mais, visite nossa Política de Privacidade

OK